Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/08/21 às 13h27 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Secretarias se unem em combate à violência

Ações de parceria entre Educação e Mulher do DF vão levar assuntos referentes à temática feminina para as escolas da capital

 

Por Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Secretárias de Educação e da Mulher debatem ações que visam a formação dos estudantes e professores da rede pública de ensino. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A prevenção e o combate à violência sexual contra a mulher, o empoderamento feminino e a conscientização sobre esses temas são as pautas da parceria concretizada entre as secretarias de Educação e da Mulher do Distrito Federal. As representantes das pastas Hélvia Paranaguá e Ericka Filippelli, respectivamente, se reuniram nesta terça-feira, 17, para debater projetos entre os órgãos que visam a formação dos estudantes e professores da rede pública de ensino. O encontro ocorreu no gabinete da Secretaria de Educação.

 

Vamos trabalhar com nossos estudantes a desconstrução do machismo e mostrar que as mulheres não precisam ficar em relacionamentos tóxicos. A vítima de violência hoje em dia foi nossa aluna no passado, por isso temos a oportunidade de reverter essa história”, reflete Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF.

 

Uma das ações tratadas é a ampliação de iniciativas como o Programa Maria da Penha Vai à Escola. A ideia é incentivar a ampliação das discussões nas escolas, a respeito do combate à violência sexual contra a mulher por meio de projetos, atividades e capacitação. A parceria vai proporcionar a produção de vídeos educativos com a temática, especialmente voltado para os jovens matriculados no ensino médio.

 

A ideia de focar essa ação nos estudantes do ensino médio surgiu como uma opção de formação para um público da educação que não teve acesso ao início das atividades do Programa Maria da Penha Vai à Escola. O debate sobre o tema também seguirá com outras atividades destinadas para as demais séries.

 

A secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli, destaca que a escola é um espaço de construção de vínculos. “É um momento de criação de relacionamentos, por isso é tão importante estar com diálogo aberto com os estudantes para formação de uma consciência coletiva contra os abusos contra as mulheres.

 

As secretarias também pretendem fazer formações para os servidores da educação sobre a temática, com o apoio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).

 

Um basta na violência

 

A Secretaria de Educação do DF também vai divulgar nas unidades escolares o Programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas. A proposta é fortalecer a rede de enfrentamento à violência mostrando os canais de denúncias disponíveis e órgãos de acompanhamento psicossocial, apoio e acolhimento das vítimas.

Governo do Distrito Federal