23/10/23 às 18h15 - Atualizado em 31/10/23 às 13h31

SEEDF discute parceria para promover paz nas escolas com UnB e MJSP

Iniciativa terá projeto-piloto na Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante

Da Redação, Ascom/SEEDF*

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, o subsecretário de Administração do Ministério da Justiça, Randal Farah, e o diretor de Programas do Ministério da Justiça, Joel Benin, durante a reunião | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (SEEDF), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Universidade de Brasília (UnB) se reuniram na última semana para discutir a soma de esforços na promoção da cultura de paz no ambiente escolar do DF. A Pasta, junto com o MJSP, procurou a UnB para buscar ajuda na realização de um projeto-piloto para ser replicado nas demais regionais de ensino do DF.

A Universidade de Brasília, que sempre é nossa grande aliada, tem muito a contribuir com esse projeto. Queremos tornar Brasília uma referência nacional de combate à violência nas escolas e na promoção da cultura de paz. Conseguiremos avançar muito com essa parceria”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Ao saudar a iniciativa, a reitora Márcia Abrahão disse que a Universidade tem todo o interesse em colaborar. “A UnB já atua no projeto de extensão Maria da Penha vai à Escola, em parceria com a Secretaria de Justiça. Temos outro projeto que se chama Vivência UnB, em que os estudantes das escolas públicas de ensino médio visitam a Universidade. É uma oportunidade de pensarmos em ações conjuntas”, sugeriu.

A UnB deverá colaborar com pesquisas que produzam diagnóstico, métricas e indicadores, com a formulação de propostas de ação, e formação, em nível de extensão, para profissionais de educação

A coordenadora da Comissão Permanente pela Paz nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Ana Beatriz Goldstein, explicou os eixos de atuação do projeto: busca ativa de estudantes que estão fora da escola; formação de profissionais da educação; promoção de boas práticas; implementação do Programa Escola Aberta, que incentiva a ocupação da escola pelos moradores da região para diversas atividades; e pesquisa acadêmica. O projeto-piloto será na Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, que compreende 36 escolas, sendo seis de ensino médio.

Nós estamos sempre procurando por parcerias porque devemos trabalhar em rede, de forma colaborativa e de forma preventiva em relação a violência nas escolas. Quando falamos de paz nas escolas, falamos de paz nas famílias, na comunidade“, afirmou Ana Beatriz.

Também participaram da reunião o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira; a diretora de Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação, Eloisa Pilati; o subsecretário de Administração do Ministério da Justiça, Randal Farah; e o diretor de Programas do Ministério da Justiça, Joel Benin.

*Com informações da Universidade de Brasília (UnB)