Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/01/24 às 16h39 - Atualizado em 1/02/24 às 14h24

SEEDF publica novo Plano Estratégico Institucional

Planejamento foi elaborado com a participação de diversas áreas

Soraia Cantanhede/ Ascom SEEDF

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou o novo Planejamento Estratégico Institucional (PEI), que vai vigorar até 2027. O planejamento foi coordenado por uma equipe técnica da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos (Agep) e contou com a participação de todas as unidades administrativas da Pasta.

 

Confira aqui todo o planejamento estratégico institucional da Secretaria de Educação do Distrito federal.

 

Durante o processo, foram utilizadas diversas ferramentas de gestão, como a matriz SWOT, que consiste em identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no âmbito da SEEDF. Houve, ainda, a revisão da identidade institucional da Secretaria com a definição da missão, da visão e dos valores.

 

Conforme o documento final aprovado, o PEI conta com 15 objetivos estratégicos divididos em quatro perspectivas (Recursos e Crescimento, Processos Internos, Desenvolvimento Pedagógico e Sociedade).

 

Os objetivos estratégicos estão alinhados com os principais documentos norteadores do planejamento do Governo do Distrito Federal e da SEEDF como: Plano Estratégico do Distrito Federal (2019-2060), Plano Plurianual, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Plano Distrital de Educação, Relatório de Transição de Governo, dentre outros normativos.

O planejamento estratégico institucional é essencial para qualquer órgão, pois nele são definidos os objetivos para que se cumpra com a finalidade para a qual o órgão foi criado, que, no caso da Secretaria de Educação do DF, é oferecer uma educação pública universal e com qualidade.

Tânia de Ávila

 

 

O PEI é a concretização de esforços do processo de planejamento estratégico da Secretaria, tornando as tomadas de decisões de médio e longo prazo mais assertivas com a otimização da alocação de recursos humanos e financeiros, fazendo com que o maior impacto positivo deste planejamento seja refletido no nosso público alvo, que são os estudantes.

 

O Planejamento Estratégico Institucional desempenha um papel fundamental na definição de metas, na alocação eficiente de recursos e na orientação das ações para atingir os objetivos preestabelecidos, como bem destaca a chefa da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos, Tânia de Ávila.

 

“O planejamento estratégico institucional é essencial para qualquer órgão, pois nele são definidos os objetivos considerados estratégicos para que se cumpra com a finalidade para a qual o órgão foi criado, que, no caso da Secretaria de Educação do DF, é o oferecimento à sociedade de uma educação pública universal e com qualidade.”

 

Identidade

 

A Identidade Institucional é um conjunto de elementos que servem como base e guia para a formulação e execução da estratégia de uma organização. Seus componentes fundamentais – Missão, Valores e Visão – contribuem para o alinhamento de ações e de decisões com objetivos de longo prazo, bem como para a tomada de decisão orientada e consistente.

 

Missão

 

A missão é o aspecto que define o propósito fundamental e o que a instituição busca realizar, tendo em vista sua área de atuação definida legalmente.

 

Nesse sentido, as organizações públicas são criadas para atender demandas da sociedade, por isso a missão deve ser orientada para o atendimento dessas necessidades.

 

A missão da SEEDF é promover educação pública de excelência, gratuita, inclusiva, universal e inovadora, de modo a preparar o estudante para o exercício da cidadania e qualificá-lo para a reflexão crítica e para o mundo do trabalho, e a contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade.

 

Visão

 

A visão representa a imagem do futuro desejada pela organização: um estado que se almeja alcançar.

 

A visão da SEEDF é ser protagonista na transformação social por meio da oferta educacional de excelência.

 

Valores

 

Os valores são um conjunto de princípios e as crenças fundamentais que guiam as práticas da organização.

 

Os valores que conduzem as práticas da SEEDF são:
1. Democratização: acesso igualitário e justo à educação para todos.
2. Equidade: suporte para desenvolver potencial e promover inclusão.
3. Excelência: ensino de alta qualidade com padrões elevados.
4. Inovação: novas abordagens para melhorar o ensino.
5. Integridade: transparência e ética nas ações. 6. Sustentabilidade: educação que respeita o meio ambiente e o futuro.
7. Valorização do servidor: reconhecimento e apoio aos profissionais da educação.

 

Governo do Distrito Federal