19/08/16 às 13h45 - Atualizado em 17/05/23 às 18h14

Semana Distrital da Educação Infantil

A Semana Distrital da Educação Infantil foi instituída pela Lei Distrital nº 4.681, de 24 de novembro de 2011, que estabeleceu também o Dia Distrital da Educação Infantil, a ser comemorado no dia 25 de agosto de cada ano. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns. Neste ano, a Semana Distrital de Educação Infantil compreenderá o período de 22 a 26 de agosto.

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal contribui com a Lei 4.681, supramencionada, promovendo a reflexão acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos à educação, ao afeto, ao cuidado, à proteção e à brincadeira.

Diante disso, a Subsecretaria de Educação Básica, por meio da Diretoria de Educação Infantil, vinculada à Coordenação de Políticas Educacionais para Educação Infantil e Ensino Fundamental, orientou que, durante a Semana Distrital de Educação Infantil, as Coordenações Regionais de Ensino promovam Mostras Regionais dos trabalhos produzidos pelas crianças e/ou Plenárias Regionais referentes ao projeto da IV Plenarinha da Educação Infantil, cujo tema é “A cidade e o campo que as crianças querem”, com a participação de toda a comunidade escolar, objetivando divulgar e dar visibilidade à primeira etapa da Educação Básica e evidenciar o protagonismo infantil.

As Coordenações Regionais de Ensino e as unidades escolares realizarão as Plenárias Regionais, circuitos, caminhadas, exposições, mostras fotográficas, leitura de cartas com o registro dos anseios das crianças. Promoverão palestras, debates, cines debates e outras atividades alusivas à Primeira Infância, bem como ofertarão às crianças atividades especiais no campo artístico (desenho, pintura, confecção de murais, dramatização, teatro, música), brincadeiras, circuitos, gincanas, jogos, danças, contação de histórias, caminhadas, passeios, circuito de visitação as unidades escolares próximas, etc.

Nesse sentido, a Semana Distrital da Educação Infantil vem corroborar o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo, destacando a importância dos eixos do Currículo da Educação Infantil: educar e cuidar, brincar e interagir, vislumbrando a qualidade do atendimento das crianças de 0 a 5 anos nas Redes Pública e Conveniada do Distrito Federal.

Programação nas Coordenações Regionais de Ensino