4/02/19 às 14h20 - Atualizado em 6/10/22 às 18h58

Semana Pedagógica mostra protagonismo na escola

Thais Rohrer, Ascom/SEEDF

Profissionais da educação preparam voltam às aulas de 4 a 8 de fevereiro

A construção de uma escola protagonista é um dos pilares fundamentais que perpassa o desenvolvimento do ensino na rede pública. Nesta segunda-feira (4), começou a Semana Pedagógica com a preparação dos profissionais da educação para que realizem discussões, troquem informações e façam orientações a respeito do ano letivo que se inicia no próximo dia 11. A abertura oficial do evento ocorreu no Centro de Ensino Fundamental 1 do Varjão.

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

A Semana pedagógica vai até o dia 8 de fevereiro em todas as escolas do DF. Nessa preparação para volta às aulas, os profissionais da educação abordam temas que vão desde a orientação sobre eventos pedagógicos, estudo do calendário escolar até a concretização do Plano Político Pedagógico (PPP) de cada unidade.

“A escola deve ser um espaço inspirador, acolhedor e que desafie os professores a darem o melhor. Nosso trabalho é apoiar e motivar os professores a criarem um ambiente agradável”, ressaltou o secretário de Educação do DF, Rafael Parente, durante o evento de abertura da Semana Pedagógica.

Todas as unidades escolares têm disponível um material de apoio para a Semana Pedagógica com orientações e sugestões para o trabalho.  A secretária adjunta de Organização do Trabalho Pedagógico da SEEDF, Janaína Almeida, frisou ainda a alta qualidade dos profissionais da educação no DF durante a abertura e lembrou aos colegas sobre a importância de aproveitar as oportunidades que a pasta oferece para cursos e outras capacitações contínuas.

O material de Apoio da Semana Pedagógica 2019 também inclui uma carta aos docentes que relembra a  importância da educação para a sociedade. O secretário de Educação e a equipe gestora escreveram esse documento em conjunto destacando que os professores tem papel importante para alterar futuros e transformar vidas por meio do processo de aprendizagem.

O próprio secretário de Educação revelou que a processo educacional entrou em sua vida de maneira avassaladora em 1999, quando desenvolvia um trabalho voluntário com crianças no Varjão. Lá ele percebeu que a arte de educar é a mais elevada capacidade do ser humano. O impacto dos ensinamentos nos jovens daquela  comunidade refletiu com desenvolvimento de habilidades e mudanças extremamente positivas na vida daquelas pessoas.

“A educação é tudo que queremos e precisamos. Vamos sempre fazer o máximo para integrar a comunidade com a escola”, comenta Nair Queiroz, administradora regional do Varjão.