23/02/18 às 11h42 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

Para celebrar a data, Educação realiza uma semana de atividades

Foto: Divulgação

Oferecido no Distrito Federal desde 1968, o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA) celebra meio século de existência. A oferta passou por modificações, aperfeiçoamentos e reestruturas tanto no âmbito pedagógico quanto no administrativo. Segundo o último levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, o serviço chega a aproximadamente 370 escolas, com o objetivo de ampliação do quadro.

Em Ceilândia, a Coordenação Regional de Ensino promove até esta sexta-feira (23) a 1ª Semana de Formação Continuada do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, tendo a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Educação (SEEDF) como parceiros. Os pedagogos e psicólogos participantes que atuam na cidade serão certificados pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), com 40 horas de formação.

São oferecidos workshops, minicursos e palestras ministrados por profissionais da Secretaria e da própria UnB. Entre as palestras, destaca-se a de Desenvolvimento Humano e a de Dimensão Política de Atuação do Serviço Especializado de Apoio a Aprendizagem (SEAA), com a professora e doutora da Unb Claisy Maria Marinho Araújo.

O objetivo é oferecer a formação continuada aos profissionais e extrapolar o foco no atendimento e na avaliação de estudante, a fim de garantir o constante aprimoramento e o enriquecimento da prática cotidiana.

A coordenadora do SEAA de Ceilândia, Valdirene Reis de Souza Duarte, ressalta que a ideia é investir na qualificação dos profissionais e oferecer a todos os alunos um atendimento eficiente com atuação coletiva no assessoramento, no atendimento individualizado, atuando de modo preventivo e colaboral.

“Essa semana está sendo muito proveitosa e é um marco para a reorganização, para levar às escolas profissionais mais capacitados. Com a equipe multidisciplinar, redimensionaremos a atuação dos profissionais de Ceilândia para atingir a inclusão de todos os estudantes, não apenas aos portadores de deficiência. Buscamos um ensino homogêneo para todos. É mais uma página no livro desse serviço no DF. E os trabalhos pela excelência não param por aí. Prosseguirão ao longo do ano”, garante.

Hoje foi realizada uma cerimônia com parabéns simbólico para comemoração do aniversário do SEAA, no IESB Campus Ceilândia, local onde acontece o curso.