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22/06/23 às 15h59 - Atualizado em 22/06/23 às 15h59

Servidores da Educação participam do I Encontro NaMoral no MPDFT

Cerimônia de abertura contou com a presença da secretária Hélvia Paranaguá, promotores de justiça e convidados

Ícaro Henrique*, Ascom/SEEDF

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou, na manhã desta quinta-feira (22), da cerimônia de abertura do “I Encontro NaMoral – Conexões para a integridade”. O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O objetivo do encontro foi aproximar os servidores dos órgãos e reunir esforços em torno da realização do programa.

 

A solenidade contou com a presença do primeiro procurador-geral da República, Aristides Junqueira, da Promotora de Justiça e articuladora do programa, Luciana Asper, além de servidores da Educação e convidados. O intuito do NaMoral é disseminar valores relacionados à integridade, ética, cidadania e enfrentamento à corrupção. Atualmente o programa está presente em pelo menos 39 escolas públicas do DF.

 

O programa passou a ser um dos principais parceiros da rede pela abordagem que ele traz. São conceitos relacionados à integridade, ética, cidadania e enfrentamento à corrupção e tudo isso vem sendo trabalhado de forma pedagógica junto com os alunos e  comunidade escolar. São princípios e valores que precisam ser apresentados na infância e que obviamente serão levados com elas para a vida adulta. Essa é a principal perspectiva do programa”, explica a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. ]

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da cerimônia de abertura do “I Encontro NaMoral – Conexões para a integridade”. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEDF

 

A secretária Hélvia fez questão da presença do corpo administrativo da Pasta durante a cerimônia de abertura do evento. “Foi uma convocação especial porque a nossa rede precisa entender a importância do programa, e participar das formações oferecidas aos professores”, disse a secretária. “É importante que todos abracem a causa, que sejam divulgadores da ideia para as escolas do DF, pois não é apenas mais uma atividade além dos componentes curriculares já existentes, mas sim um expoente capaz de mudar o ambiente escolar e a nossa sociedade”, conclui.

 

O Conexões NaMoral, nesta manhã, está fazendo mais um marco em favor da união pela educação no Distrito Federal. O Ministério Público está sempre nas escolas e agora  recebe os servidores da Pasta para mostrar o que está por trás de toda a construção desse projeto e o que de fato estamos fazendo juntos e conectados num só propósito”, conta a Promotora de Justiça, Luciana Asper.

O Programa

 

O NaMoral é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Por meio de uma tecnologia social gamificada e metodologias ativas, o projeto leva vivências práticas de ética e cidadania aos estudantes, construindo um ecossistema de integridade e formando embaixadores, influenciadores e restauradores da honestidade.

 

A iniciativa busca disseminar valores relacionados à integridade, ética, cidadania e enfrentamento à corrupção. O projeto-piloto foi implementado em nove escolas públicas em 2019 e desafiou os estudantes, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade. Com ações que alcançaram toda a comunidade escolar, foram cerca de 8 mil crianças e jovens impactados.

 

Em 2020, a iniciativa recebeu o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria “Redução da corrupção”. Em 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas.

Em 2023, o jogo vem sendo aplicado como parte do componente curricular em 39 escolas públicas do Distrito Federal. A expansão é resultado da parceria firmada com a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), que capacitou 108 professores para ministrar a disciplina.

*Com informações do MPDFT*

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