Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/04/24 às 10h09 - Atualizado em 4/04/24 às 10h09

Servidores participam de palestra sobre saúde mental para educadores

Secretaria de Educação trouxe à Brasília o psicólogo e palestrante Rossandro Klinjey

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Rossandro Klinjey ressaltou a necessidade de criar espaços de diálogo e acolhimento dentro das instituições educacionais | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Na linha de frente como agentes da cultura de paz nas escolas da rede pública do Distrito Federal, os professores e outros servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal participaram na última terça-feira (2) de um momento de descontração e cuidado com ao assistir a palestra “Cuidando de quem cuida” do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, no Teatro Pedro Calmon.

 

O evento, promovido pela Pasta com apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI), tinha como objetivo trabalhar o cuidado à saúde mental dos profissionais da educação. Durante a palestra, Klinjey enfatizou a importância de os educadores estarem atentos ao próprio bem-estar emocional, destacando que “os profissionais de educação estão entre os que mais têm sofrimento psicológico e emocional“.

 

A atividade é cada vez mais complexa, especialmente por conta da crise da participação familiar na educação, o que leva cada vez mais crianças e adolescentes sem qualquer estrutura emocional e psicológica para o ambiente escolar”. Ele também ressaltou a necessidade de criar espaços de diálogo e acolhimento dentro das instituições educacionais, onde os profissionais possam compartilhar suas dificuldades e receber apoio.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, expressou seu entusiasmo com a iniciativa e reafirmou a importância de ações que fortaleçam a cultura de paz nas escolas e que visem o cuidado aos professores. Ela reforça que “desde a pandemia, nós retornamos com uma rede muito adoecida, gerado pelo período de clausura“. “Contudo, estamos aqui hoje em um momento de alegria porque trouxemos um palestrante nacional que toca nos corações dos educadores os sensibiliza a refletir sobre o cuidado com sua própria saúde“, completou.

 

A gerente executiva de Educação do SESI e do SENAI do Distrito Federal, Valéria Silva, também esteve presente e enfatizou a relevância da colaboração entre as instituições para a promoção de ações voltadas para o cuidado com quem cuida. “Pra gente é bem prazeroso ter essa parceria junto com a SEEDF e nós sabemos a importância da educação e como a educação é transformadora na vida das pessoas. Parabenizo a todos os envolvidos na realização desse evento tão especial “, destacou Valéria.

 

A chefe da Assessoria Especial pela Paz nas Escolas, Ana Beatriz Goldstein, e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participaram do momento de descontração | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A palestra foi recheada de momentos descontraídos e bem humorados e histórias da trajetória de Rossandro como psicólogo, mas também de muitas reflexões sobre as crises pelas quais o mundo passa no momento e como elas impactam a comunidade escolar de maneira geral.

 

A educadora Anne Eller esteve presente e salientou a relevância de abordar o tema do cuidado com os professores e orientadores, que estão na linha de frente como agentes da cultura de paz nas escolas. “A palestra é importante para que a gente valorize a ação do orientador profissional dentro da cultura da paz, porque a gente que está na linha de frente, a gente que grava os projetos, a gente que busca os outros profissionais para estar junto conosco, então esse momento ele traz para a gente é como se fosse uma abertura de mais oportunidades”.

 

Palestra "Cuidando de quem cuida"

Governo do Distrito Federal