Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/06/19 às 19h17 - Atualizado em 6/10/22 às 18h57

Tarde de teatro aborda temas importantes

João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF

 

Estudantes do Riacho Fundo I foram responsáveis por espetáculos

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Os estudantes do CED 02 do Riacho Fundo I encontraram uma forma diferente para debater temas atuais. Nesta quarta-feira (19), os alunos do 9º ano da unidade transformaram a escola inteira em um enorme palco e usaram o teatro para expressar suas ideias.

 

Homofobia, racismo, feminismo, depressão, sonhos, família, educação e intolerância religiosa foram os temas abordados no festival de teatro. “Escolhemos temáticas pertinentes para a educação em sociedade. Fiquei emocionada com as apresentações, pois sabemos que esses jovens vão amadurecer sabendo a importância desses assuntos”, relatou a professora e organizadora do evento, Luciellen Castro.

 

A importância dos debates também foi reforçada pela Gerente de Educação em Direitos Humanos e Diversidade da SEEDF, Aldenora Macedo. “Ver as apresentações só confirmou o resultado positivo do trabalho da Secretaria de Educação, da escola e, claro, dos estudantes. Fiquei impressionada com a qualidade dos textos, com abordagens ricas de linguagens e trazendo uma vivência dos jovens”, destacou Aldenora, que ajudou na escolha dos vencedores do festival.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

As apresentações foram trabalhadas ao longo do semestre e os roteiros elaborados pelos estudantes, baseados em suas experiências de vida. “Acho que esse trabalho estimula nossa criatividade e possibilita o desenvolvimento de talentos”, apontou o aluno Marcelo Moura, de 16 anos. O jovem recebeu o prêmio de melhor ator ao retratar o tema “sonhos”.

 

A colega de sala Déborah Gonçalves da Silva, de 13 anos, também premiada pela atuação, concordou com as vantagens da atividade. “É bom quando temos essa oportunidade de fazer um trabalho além da sala de aula. Ajuda até no aprendizado”, conta.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Amor sem Violência

 

Além do festival de teatro, o CED 02 do Riacho Fundo I será uma das escolas piloto a receber o programa Amor sem Violência, que levará ações, como rodas de conversa e palestras para unidades escolares da rede pública. O objetivo é alertar os jovens sobre relacionamentos abusivos, violência doméstica e promover comportamentos saudáveis nas relações sociais.

 

Governo do Distrito Federal