Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/10/22 às 14h01 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

#TBT: Novos professores são selecionados para educação profissional no DF

Mais de 700 docentes vão dar aulas nos cursos do programa Novos Caminhos até 2024; 300 deles já foram contratados

Ícaro Henrique, Ascom SEEDF

 

 

Novos professores foram selecionados para atuar nos cursos técnicos oferecidos pelo programa Novos Caminhos no Distrito Federal até 2024. A Secretaria de Estado de Educação publicou, em agosto, no Diário Oficial do DF, o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para seleção de professores bolsistas do programa, criado para garantir uma educação com foco na criação de oportunidades e inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

 

No total, 735 docentes foram selecionados para compor o cadastro reserva como professor dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e dos cursos técnicos do programa Novos Caminhos. A convocação dos docentes obedece à ordem de classificação e está condicionada à abertura de novas turmas do programa na localidade escolhida pelo professor. Mais de 300 deles já foram contratados.

 

O programa Novos Caminhos é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a SEEDF. A iniciativa, que está em atividade desde 2014 pelo Pronatec em várias unidades escolares do DF, veio para fortalecer a política de educação profissional e tecnológica, apoiar as redes e instituições de ensino no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e incorporar as transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica, gerando emprego e renda.

 

O Programa Novos Caminhos visa garantir a inserção dos estudantes no mercado de trabalho | Crédito: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

Entre 2020 e 2022, o Programa Novos Caminhos atendeu 12 unidades escolares com a oferta de 111 novas turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada e 17 cursos técnicos. Este ano, o Ministério da Educação acrescentou mais uma linha de fomento ao Programa Novos Caminhos: o Itinerário da Formação Técnica e Profissional, voltado aos estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio.

 

Desde então, a Secretaria de Estado de Educação do DF ofertou para 273 estudantes do Novo Ensino Médio 12 turmas de cursos de qualificação profissional, como libras básico, masseiro, microempreendedor individual, organizador de eventos, programador de sistemas e programador WEB. Foi ofertado também, para atender 300 estudantes, 11 turmas de cursos técnicos, como confeitaria e gastronomia.

 

Os cursos são ofertados no CEM 01 de Planaltina, CEM 02 de Planaltina, no CEF 03 de Planaltina, CED Pompilho, CED Vale do Amanhecer, CED Várzea Núcleo Rural Tabatinga, CEP – Escola Técnica de Planaltina e CEP – Escola de Sabores Oscar no SIA.

 

Acesse aqui o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para seleção e formação de cadastro reserva de professores bolsistas para atuarem no Programa Novos Caminhos.

Governo do Distrito Federal