Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/01/20 às 19h54 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Troca da Bandeira terá Exposição sobre a Consciência Negra

Alunos e idealizadora do Projeto 365 dias de Consciência Negra mostrarão trabalho no estande da Secretaria de Educação

 

Jéssika Lineker, Ascom/SEEDF
Estagiária supervisionada

 

Foto divulgação

 

No próximo domingo (2) irá ocorrer a 2ª Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes. A programação, que vai das 9h às 12h, contará com a exposição de fotos do “Projeto 365 dias de Consciência Negra”, no estande da Secretaria de Educação do DF.

 

A exposição foi idealizada pela professora Margareth Alves, do Centro Educacional 310 de Santa Maria. O autor das fotos é o ex-aluno Vinícius Bispo. A professora conta que a escolha do local onde as imagens foram feitas foi proposital. “A Biblioteca representa conhecimento e conhecimento é poder. E é esse o poder que nós queremos que o negro tenha. O objetivo é acabar com esse preconceito de que o negro não pode andar bem vestido, de terno e gravata, sem ser confundido com um motorista ao invés de pensarem que ele é um advogado”, afirma.

 

Foto divulgação

 

O intuito, segundo Margareth, “é trabalhar todos os dias do ano, não focar no assunto da consciência negra apenas em 20 de novembro, que é o dia de lembrar a luta de Zumbi e que não pode ser esquecida”.

 

O projeto busca trabalhar a autoestima dos estudantes, fortalecendo o amor próprio, e já passou por locais como a Universidade de Brasília (UnB), o Palácio do Buriti, Regional de Ensino e algumas escolas também de Santa Maria.

 

Além da exposição itinerante das fotografias dos alunos, o projeto oferece passeios pedagógicos, rodas de conversa com personalidades negras e não negras que contribuam para a formação crítica em combate ao racismo, desfile pedagógico, elaboração de murais, cine debate e outros.

Governo do Distrito Federal