Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/05/18 às 15h23 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Um dia na Alemanha para estudantes

 

Thaís Rohrer, Ascom|SEEDF

 

Uma viagem cheia de inspiração para os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará aconteceu durante a visita na representação diplomática da Alemanha no Brasil. Os alunos entraram em território alemão nesta quinta-feira (10) ao participarem da atividade do programa Embaixadas de Portas Abertas.

 

Foto: Valadimir Luz, Ascom|SEEDF

“Também é papel da embaixada receber esses alunos e dar oportunidade para que eles ampliem seus horizontes. Esse programa é especial porque traz momentos interessantes para os estudantes de conhecerem uma nova cultura”, frisa Sabine Witschel, embaixatriz da Alemanha no Brasil.

 

Muitos alunos ficaram encantados com a arquitetura projetada pelo notável Hans Scharoun na embaixada, comidas típicas e histórias aprendidas durante a visita na representação diplomática da Alemanha no Brasil.

 

Teve oficina culinária com alunos mostrando passa a passo de como preparar o bretzel, um tipo de pão muito popular entre as populações de língua alemã. O pão é muito tradicional no país, com mais de 300 tipos existentes.

 

Os alunos também puderam experimentar outras comidas típicas do país como apfelkuchen, buletten e frikadellen.

 

A parte história da Alemanha foi abordada com os estudantes mostrando a importância de poetas, músicas e outras figuras emblemáticas do país durante a visita. Os estudantes também desfrutaram de momentos de esporte com partida de futebol e corrida no saco.

 

“Estou maravilhada com essa oportunidade porque tenho visto o quanto os alunos estão aproveitando esse momento. Desde a preparação para visita começou um novo ciclo de ensino para o estudantes que se sentiram mais motivados. Até o comportamento deles melhorou e ficaram mais focados durante esse processo. Muitos sonhos nasceram nos corações desses meninos” enfatiza Elizabeth Caetano, diretora do CEF 10.

 

O estudante Marco Antônio Campos leu uma carta de agradecimento durante a visita pela recepção feita pelo corpo diplomático na embaixada da Alemanha. “Foi ótimo esse dia aqui na escola. Gostei muito da comida e brincadeiras. Um dia pretendo visitar a Alemanha”, destaca Marco.

 

A embaixada do Alemanha foi a 33ª a participar do Embaixadas de Portas Abertas. A idealizadora do projeto e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, reforçou a importância desses momentos: “Esse programa valoriza a educação e prioriza a criança. Os estudantes têm oportunidades de ampliar horizontes e experiências de vida”.

 

Os estudantes receberam um passaporte simbólico com o carimbo oficial da Alemanha. O país tem 82 milhões de habitantes atualmente.

 

Governo do Distrito Federal