Governo do Distrito Federal
29/06/22 às 16h26 - Atualizado em 30/06/22 às 8h56

Um olhar para a música

Estudantes fazem visitas à Escola de Música de Brasília e conhecem bandas sinfônicas

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

A magia da música pode ser sentida ao vivo por estudantes de escolas públicas e privadas do DF durante as apresentações das bandas sinfônicas da Escola de Música de Brasílica (EMB). As visitas de junho se encerrarão nesta quinta-feira com alunos do Centro Educacional São Francisco e da Escola Classe 403 Norte.

 

Na manhã de quarta-feira (29) foi a vez das crianças da Escola Classe 8 do Cruzeiro assistirem a um ensaio. Esses encontros fazem parte do projeto de visitas musicadas idealizado pela Escola de Música de Brasília e realizado na sede da unidade.

 

Em 2022, as visitas foram retomadas em maio, para 300 estudantes. Com a visita das duas escolas nesta quinta-feira, serão 1.073 estudantes que participaram do projeto somente em junho.

 

Foi um dia único. Eu amei. A alegria tomou conta de mim. Gostaria de tocar flauta futuramente”, conta a estudante Valentina Sousa, 7 anos, que cursa o 2º ano do ensino fundamental na Escola Classe 8 do Cruzeiro. A amiga logo completa: “Foi a primeira vez que vimos uma apresentação assim. Eu senti algo especial”, revela Laura de Oliveira, 8 anos, da mesma série.

 

Laura e Valentina ficaram encantadas em conhecer uma das bandas sinfônicas da EMB | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

O objetivo das visitas dos estudantes a Escola de Música de Brasília é justamente oportunizar que crianças e adolescentes tenham contato com o universo musical e as várias formações de conjuntos musicais possíveis, inclusive bandas sinfônicas. Eles também podem conhecer o como é trabalho desenvolvido no local.

 

Durante o ensaio, também há pausas para explicar aos estudantes informações sobre a banda sinfônica, tais como a composição dos instrumentos, que são divididos em sopro, percussão e contrabaixo de corda. Os alunos também podem fazer perguntas aos componentes da banda.

 

Os estudantes podem ter novas perspectivas da música a partir dessas visitas. Muitos deles nem sabem que existe uma Escola de Música de Brasília ligada a rede pública e que podem ingressar nela”, destaca Davson de Souza, diretor da EMB. O local também fez parte da história de vida de Davson, que foi aluno da escola e aprendeu tocar flauta na unidade.

 

Estudantes acompanham ao ensaio com atenção | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Participar deste ciclo da música abre portas. Foi o que aconteceu com Letícia Helena Georg. Ela sempre foi estudante da rede pública. Conheceu a clarineta quando estava no 6º ano no Centro de Ensino Fundamental 2 do Guará. Depois, começou com as aulas na EMB e nunca mais se separou do instrumento. Atualmente, cursa licenciatura em música na Universidade de Brasília.

 

Eu desejo voltar como professora da Escola de Música um dia. Foi algo que realmente me identifiquei”, conta Letícia.

 

As visitas musicadas na EMB seguirão em agosto. Os interessados podem buscar mais informações no e-mail cpacepemb@gmail.com.

 

Concerto

 

Nesta quinta-feira (30) à noite, a partir das 19h30, haverá o concerto final  das três bandas sinfônicas da Escola de Música, dos turnos matutino, vespertino e noturno, e da Prática de Conjunto Diurno, no auditório da EMB. e, na próxima quarta-feira (06), também às 19h30, a apresentação será da Banda Sinfônica da Escola de Música de Brasília. Os eventos são abertos à comunidade e a entrada é gratuita.

 

Estudantes visitam Escola de Música de Brasília

Governo do Distrito Federal