Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/03/23 às 14h47 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Vacinação contra a gripe será realizada em 21 creches da rede pública

Imunizante será aplicado em crianças de seis meses a cinco anos a partir de quinta-feira (31)

Da Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai adiantar para esta sexta-feira (31) o início da campanha de vacinação contra a gripe (vírus influenza). As equipes de imunização vão a 21 creches para atender as crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias. O Distrito Federal conta com 216.544 crianças nessa faixa etária.

 

A orientação para as famílias é que nesta sexta-feira (31) as crianças estejam com um documento de identificação e o cartão de vacina. Os pais ou responsáveis devem assinar um termo de autorização e estarem presentes no momento da vacinação, que deve ocorrer no início do horário das aulas, a partir das 15h. Não serão vacinadas as crianças com sintomas de gripe.

 

A Secretaria de Saúde é uma grande parceira nossa e, assim como fizemos em outras campanhas de vacinação, nos juntamos para auxiliar na ampliação da cobertura vacinal e protegermos os nossos estudantes do vírus da gripe. É muito importante que as famílias compreendam a importância de imunizarem seus filhos nesse momento”, diz a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

 

Com essa nossa ida às creches, vamos buscar a quebra da circulação desse vírus, aumentar a cobertura vacinal e a capacidade de defesa das nossas crianças. E é um pedido do nosso governador, a união das várias secretarias para a entrega de políticas públicas”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

 

No sábado (1º), haverá vacinação em espaços públicos e, a partir de segunda-feira (3), começará o atendimento na rede de unidades básicas de saúde. Os locais serão divulgados no site da Secretaria de Saúde.

 

Os pais das crianças que não forem das creches atendidas nesta sexta-feira poderão levá-las para se vacinar no sábado e, a partir de segunda-feira, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Também vamos prosseguir na parceria com a Secretaria de Educação”, detalha a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVEP) da Região Sudoeste de Saúde, Kelly Coelho.

 

A vacina a ser aplicada é a trivalente, desenvolvida a partir de cepas em circulação no Brasil | Foto: Divulgação/SES-DF

Combate às síndromes gripais

 

Prevista para começar no dia 10 de abril, a vacinação contra gripe para as crianças dessa faixa etária foi antecipada por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias. “As crianças menores de dois anos são um grupo de risco, com maior gravidade, que costumam ter uma piora, ficando em um estado que necessita maior atenção”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Ramá Celani.

 

De acordo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da SES, até o início de março, 61,8% dos casos graves por vírus respiratórios foram registrados em crianças com menos de dois anos de idade. “O vírus influenza já está circulando aqui no DF e, com a vacinação desta faixa etária, evitaremos a forma grave e os óbitos pela doença”, explica a responsável técnica de doenças respiratórias da Divep, Bruna Camargos.

 

A vacina que será aplicada é do tipo trivalente, pois protege contra os vírus A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil. Após a vacinação, em duas a três semanas passam a ser detectados anticorpos contra a doença. O tempo previsto de proteção vai de seis a 12 meses, dependendo do indivíduo, o que justifica a vacinação ocorrer anualmente.

 

A orientação é que as crianças estejam com um documento de identificação e o cartão de vacina. Os pais ou responsáveis devem assinar um termo de autorização e estarem presentes no momento da vacinação | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

 

Campanha de vacinação

 

A Secretaria de Saúde recebeu mais de 180 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e iniciou a distribuição entre as sete regiões de saúde do DF. O objetivo é oferecer as vacinas para aplicação nas unidades básicas de saúde, creches e em ações externas, como em parques, praças, feiras, centros comerciais e outros espaços de grande circulação.

 

No dia 10 de abril, será iniciada a campanha de vacinação para outros grupos: idosos com 60 anos e mais, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde e do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente e povos indígenas. Até o fim da campanha, o Distrito Federal receberá do Ministério da Saúde um total de 1.112.000 doses.

 

Creches com vacinação no dia 31 de março (sexta-feira)

Pioneira: Vila Planalto
Cruz de Malta: Asa Norte
São Vicente de Paula: Cruzeiro Velho
Instituto Nair Valadares (INAV): Riacho Fundo II
CEPI Aroeira: Brazlândia
CEPI Jandaia: Ceilândia
CEPI Pequizeiro de Planaltina
CEPI Flor de Lis: Sobradinho
Escola Mundo Encantado: Itapoã
Lar Padre Cícero: Taguatinga
Creche Pica-Pau Branco: Samambaia
CEPI Arara Canindé: Recanto das Emas
Creche Tia Vilma: Gama
Centro Educacional Doce Infância: Gama
Centro de Convivência e Educação Infantil Nossa Senhora do Carmo: Gama
Creche Ame Baby: Gama
Instituto Social Pax: Gama
Escola Ana Clara: Santa Maria
CEPI Corujinha do Cerrado: Santa Maria
CEPI Buriti: Santa Maria
CEPI Angelins: Santa Maria

 

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

 

Governo do Distrito Federal