24/04/24 às 17h26 - Atualizado em 25/04/24 às 15h08

Alunos da rede pública promovem ação pela paz antes de partida dos Jogos Escolares

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 06 de Brasília e PROEM entraram com faixa antes de jogo de futsal

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Alunos do PROEM e CEF 06 de Brasília participaram da ação em prol da cultura de paz no esporte | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Com o intuito de reiterar o compromisso de construir ambientes escolares seguros, inclusivos e respeitosos, onde todos os alunos possam se sentir acolhidos e valorizados, a Secretaria de Educação do Distrito Federal articulou ações de incentivo à cultura de paz no esporte. Um exemplo aconteceu, nesta quarta-feira (24), no jogo de futsal entre estudantes da Escola do Parque da Cidade (PROEM) e do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 06 de Brasília, no qual os alunos entraram em quadra com uma faixa pedindo jogos mais harmoniosos e livres de qualquer violência e preconceito.

O jogo faz parte da etapa regional dos Jogos Escolares, que conta com a participação de 60 escolas e mais de 3 mil atletas inscritos nas modalidades coletivas, e aconteceu no Centro Integrado de Educação Física (CIEF).

O movimento em prol da paz no esporte é uma iniciativa da SEEDF em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinepe/DF) e apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), após um episódio de preconceito e discriminação que ocorreu durante a Liga das Escolas.

A Secretaria de Educação e o Sinepe estão articulando esse movimento de cultura de paz no esporte de forma conjunta, porque afinal, todos são nossos estudantes. Queremos trabalhar a paz dentro das escolas e das quadras”, comenta Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria de Paz nas Escolas.

João Kássio, aluno do Proem, e Rafael Carvalho, aluno do CEF 06 de Brasília, celebram a paz antes do jogo de futsal | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Ana Elisa Dumont, presidente do Sinepe/DF, ressalta a importância do esporte e da atuação conjunta entre o Sindicato, a Secretaria de Educação do DF e o Ministério Público. “O esporte é mais do que apenas uma atividade física, é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e coletivo, promovendo valores como o espírito de equipe, a união e a cooperação, essenciais para a construção de uma cultura de paz“, avalia.

O estudante Rafael Carvalho, do CEF 06 de Brasília, se animou com a ação e comentou que os outros jogadores também estão engajados em prol da paz no esporte. “Eu fiquei muito fragilizado com o episódio ocorrido na Ligas das Escolas e por isso estou aqui hoje para abraçar a cultura da paz nas quadras”, disse o aluno de 14 anos.