26/07/23 às 12h00 - Atualizado em 31/07/23 às 9h31

Caderno de Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Facilitando o caminho para professores e gestores

O cenário educacional brasileiro passa por transformações significativas e uma das mais notáveis é a implementação do Novo Ensino Médio. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal disponibiliza o Caderno Orientador – Itinerários Formativos, elaborado com o propósito de subsidiar o planejamento e a execução das atividades pedagógicas, sendo ferramenta essencial para auxiliar no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, de forma dinâmica e personalizada.

Novo Ensino Médio: um horizonte de possibilidades

O Novo Ensino Médio visa promover uma formação mais abrangente e adequada às necessidades e aspirações dos estudantes. A legislação que respalda a mudança do Ensino Médio proporciona aos estudantes a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas de maior interesse e afinidade, por meio dos chamados Itinerários Formativos.

Assim, os Itinerários Formativos favorecem o aprofundamento das aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento e/ou na Educação Profissional e Tecnológica, por meio do uso de metodologias que viabilizam o desenvolvimento de habilidades e do protagonismo dos jovens em prol de seus projetos de vida. Trata-se de uma flexibilização curricular que permite que os estudantes se sintam engajados e motivados em seus estudos, pois têm a oportunidade de escolher caminhos alinhados aos seus desejos e aptidões.

O Caderno de Itinerários Formativos: Um guia essencial

Com o objetivo de apoiar os profissionais da educação no desafiador cenário dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, o Caderno de Itinerários Formativos foi desenvolvido com linguagem clara e objetiva, com o propósito de ser um facilitador para todos os profissionais envolvidos no Novo Ensino Médio, fornecendo orientações esclarecedoras e recursos pedagógicos para a implementação dos Itinerários.

O Caderno esclarece desde a estrutura dos Itinerários Formativos até a forma de avaliação, abordando a composição de cada Itinerário, os arranjos possíveis entre eles e a organização da oferta pela unidade escolar.

Apoio para Professores e Gestores

Os professores encontram no Caderno de Itinerários Formativos um aliado para qualificar suas práticas pedagógicas, com vistas a otimizar o planejamento curricular, estabelecendo conexões sólidas entre os diferentes componentes curriculares e áreas do conhecimento. Com isso, torna-se possível oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizagem mais coesa e enriquecedora.

Os gestores, por sua vez, têm a oportunidade de promover a gestão de maneira eficiente e integrada, alinhada às diretrizes do Novo Ensino Médio, uma vez que contribui para a organização dos recursos disponíveis, para a formação docente e para a implementação de ações que fortaleçam o engajamento da comunidade escolar.

Construindo um futuro promissor

A implementação do Novo Ensino Médio representa um marco para a educação brasileira, abrindo portas para um ensino mais relevante, inclusivo e sintonizado com as necessidades da sociedade contemporânea.

Nesse contexto, o Caderno de Itinerários Formativos se apresenta como importante subsídio para os educadores trilharem o percurso com sucesso, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do futuro.

Com linguagem e orientações descomplicadas, esse caderno se torna um facilitador indispensável para professores e gestores, orientando-os na condução da educação no Distrito Federal rumo a horizontes ainda mais promissores.

Conheça a página do

NOVO ENSINO MÉDIO