Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/03/23 às 17h37 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Cerimônia marca início da gestão compartilhada em escola de Brazlândia

Esta é a 12ª unidade escolar a receber o modelo de parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

 

Uma cerimônia, ocorrida nesta segunda-feira (27) no Centro Educacional 2 de Brazlândia, marcou a implementação da gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e a de Segurança Pública na unidade. O modelo foi escolhido pela comunidade escolar no fim do ano passado. Cerca de mil alunos estão matriculados no período da manhã e da tarde na escola.

 

O objetivo das escolas de gestão compartilhada (EGCs) é proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania. No modelo, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina.

 

O objetivo da gestão compartilhada é proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania | Fotos: Divulgação/SSP-DF

 

Já vínhamos operando com o modelo compartilhado de ensino desde o início do ano letivo, mas era necessário criar um marco, pois a implementação foi aprovada por cerca de 85% da comunidade escolar no final do último ano”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Agora somamos 12 escolas com este modelo, que é fruto de uma parceria com base na confiança da comunidade escolar que garante aos nossos jovens e professores tranquilidade para exercer plenamente as atividades pedagógicas”, completa Avelar, que na solenidade foi representado pelo secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.

 

O secretário Executivo falou aos alunos sobre a importância de professores e militares na unidade escolar. “Nossos heróis são os professores, pais e profissionais que atuam na escola. E jamais se esqueçam que vocês podem mudar o mundo, por meio do estudo e da dedicação de cada um”, destacou.

 

Doze militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF são responsáveis pela disciplina na escola | Foto: Divulgação/SSP-DF

 

Doze militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) são responsáveis pela parte disciplinar. A comandante-geral da corporação, coronel, Mônica Miranda, participou da solenidade, que contou com a banda de música do CBMDF.

 

O subsecretário de Gestão Compartilhada (Segecom), coronel Alexandre Ferro, falou das ações da parceria entre as pastas. “A estratégia da gestão compartilhada tem sido efetiva no apoio ao sistema de ensino local. Atendendo a um pedido da comunidade, a região de Brazlândia foi atendida por este modelo de gestão educacional que integra educação e segurança. Tivemos uma bela solenidade no CED 02 de Brazlândia, onde a participação e a alegria dos alunos foram os pontos mais marcantes”, afirmou.

 

Para a diretora da unidade escolar, Miriam Correa, o modelo será essencial para a formação dos alunos. “Pela solenidade de hoje, percebemos que a expectativa está em harmonia com a realidade. Acreditamos que esta experiência vai contribuir de forma muito positiva com o processo de formação da cidadania, disciplina e responsabilidade dos nossos estudantes”.  O colégio atende, ainda, 250 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

 

Além de conhecer a estrutura da unidade escolar, a comitiva da SSP que esteve no local conversou com alunos e  professores.

 

Atualmente a parceria entre a Secretaria de Educação e de Segurança Pública é responsável por 12 escolas públicas do Distrito Federal:

→ Centro Educacional 3, de Sobradinho

→ Centro Educacional 308, do Recanto das Emas

→ Centro Educacional 1, da Estrutural

→ Centro Educacional 7, de Ceilândia

→ Centro Educacional 2, de Brazlândia

→ Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina

→ Centro Educacional 1, do Itapoã

→ Centro de Ensino Fundamental 19, de Taguatinga

→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Núcleo Bandeirante

→ Centro de Ensino Fundamental 407, de Samambaia

→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Riacho Fundo II

→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Paranoá

 

No Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan), a gestão compartilhada já foi aprovada pela comunidade escolar, mas o projeto ainda não foi implementado. Além disso, há quatro escolas de Gestão Compartilhada em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Governo do Distrito Federal