Esta é a 12ª unidade escolar a receber o modelo de parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública
Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes
Uma cerimônia, ocorrida nesta segunda-feira (27) no Centro Educacional 2 de Brazlândia, marcou a implementação da gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e a de Segurança Pública na unidade. O modelo foi escolhido pela comunidade escolar no fim do ano passado. Cerca de mil alunos estão matriculados no período da manhã e da tarde na escola.
O objetivo das escolas de gestão compartilhada (EGCs) é proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania. No modelo, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina.
“Já vínhamos operando com o modelo compartilhado de ensino desde o início do ano letivo, mas era necessário criar um marco, pois a implementação foi aprovada por cerca de 85% da comunidade escolar no final do último ano”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Agora somamos 12 escolas com este modelo, que é fruto de uma parceria com base na confiança da comunidade escolar que garante aos nossos jovens e professores tranquilidade para exercer plenamente as atividades pedagógicas”, completa Avelar, que na solenidade foi representado pelo secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.
O secretário Executivo falou aos alunos sobre a importância de professores e militares na unidade escolar. “Nossos heróis são os professores, pais e profissionais que atuam na escola. E jamais se esqueçam que vocês podem mudar o mundo, por meio do estudo e da dedicação de cada um”, destacou.
Doze militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) são responsáveis pela parte disciplinar. A comandante-geral da corporação, coronel, Mônica Miranda, participou da solenidade, que contou com a banda de música do CBMDF.
Leia também
Para a diretora da unidade escolar, Miriam Correa, o modelo será essencial para a formação dos alunos. “Pela solenidade de hoje, percebemos que a expectativa está em harmonia com a realidade. Acreditamos que esta experiência vai contribuir de forma muito positiva com o processo de formação da cidadania, disciplina e responsabilidade dos nossos estudantes”. O colégio atende, ainda, 250 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.
Além de conhecer a estrutura da unidade escolar, a comitiva da SSP que esteve no local conversou com alunos e professores.
Atualmente a parceria entre a Secretaria de Educação e de Segurança Pública é responsável por 12 escolas públicas do Distrito Federal:
→ Centro Educacional 3, de Sobradinho
→ Centro Educacional 308, do Recanto das Emas
→ Centro Educacional 1, da Estrutural
→ Centro Educacional 7, de Ceilândia
→ Centro Educacional 2, de Brazlândia
→ Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina
→ Centro Educacional 1, do Itapoã
→ Centro de Ensino Fundamental 19, de Taguatinga
→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Núcleo Bandeirante
→ Centro de Ensino Fundamental 407, de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Riacho Fundo II
→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Paranoá
No Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan), a gestão compartilhada já foi aprovada pela comunidade escolar, mas o projeto ainda não foi implementado. Além disso, há quatro escolas de Gestão Compartilhada em parceria com o Ministério da Educação (MEC).