3/01/24 às 17h24 - Atualizado em 4/01/24 às 16h10

Classificação de professores substitutos temporários é divulgada

Eles podem ser contratados à medida que surgirem carências nas escolas

Gizella Rodrigues, Ascom/SEEDF

Foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (3), o resultado final do Processo Seletivo Simplificado destinado a selecionar professores substitutos temporários para integrar o Banco de Reservas da Secretaria de Educação do DF. A publicação traz o nome de 43.596 classificados que comporão o banco de professores substitutos que poderão ser contratados ao longo do ano letivo de 2024 à medida que surgirem carências nas escolas da rede pública de ensino.

Medida visa garantir um ano letivo com todas as carências de classe supridas | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

A lista traz os classificados por Coordenação Regional de Ensino (CRE), componente  curricular e turno. Eles serão contratados quando os professores efetivos se distanciarem da regência da turma no caso de afastamentos legais, como atestados médicos ou licenças.

A subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar, destaca que a formação do Banco  de Reserva faz parte dos esforços da SEEDF para garantir um ano letivo sem falta de professores na rede pública. Na primeira semana de dezembro de 2023, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) ofertou um curso de formação para cerca de 150 servidores que vão atuar no Programa Carência Zero.

O programa visa garantir um ano letivo com todas as carências de classe supridas e tem o objetivo, ainda, de supervisionar os procedimentos de pré-modulação, de conferência de carências de professores nas unidades de ensino, de remanejamento de servidores efetivos excedentes e de contratação temporária de professores substitutos.

“A Secretaria de Educação se planeja desde o ano anterior para que as escolas tenham os seus profissionais já no primeiro dia de aula. As ações começam com um procedimento de remanejamento, que acontece no segundo semestre, e depois disso, várias ações subsequentes culminam para que todas as unidades escolares tenham os respectivos profissionais em sala de aula”, explica Ana Paula.