Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/20 às 17h23 - Atualizado em 13/07/20 às 11h07

Colégios católicos arrecadam equipamentos eletrônicos para a rede pública

Campanha solidária, feita em parceria com a Secretaria de Educação, terá pontos de arrecadação em 21 colégios

 

Maria Rita Guedes, Ascom/ SEEDF

Edição: João Alberto Ferreira

 

 

A corrente solidária em formação para ajudar estudantes da rede pública que não possuem equipamentos para acessar a Internet ganhou aliados importantes: em iniciativa conjunta da Secretaria de Educação e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), desta quinta-feira, 2/7, até 3/8, os 21 colégios católicos do Distrito Federal serão transformados em pontos de coleta de computadores, celulares, tablets e notebooks em boas condições de uso a serem doados aos estudantes das escolas públicas. Equipes vão receber as doações das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.

 

“Essa corrente de solidariedade é vital para que o Escola em Casa DF cumpra sua missão de nos conduzir na travessia deste momento único causado pela pandemia, nós agradecemos aos colégios católicos pela iniciativa e pelo exemplo”, destaca o secretário de Educação, Leandro Cruz, esclarecendo que as aulas na plataforma Google Sala de Aula constituem a mais completa alternativa ofertada pelo Escola em Casa porque é a única opção que permite a interação com os professores – o que, conclui: “É o pré-requisito mais importante para o sucesso do processo ensino-aprendizagem”.

 

A campanha com a ANEC surge do exemplo de iniciativa semelhante feita pela rede Marista, que já arrecadou mais de 100 dispositivos. A gerente da Câmara de Educação Básica da Associação, Roberta Guedes, conta: “Soubemos que a rede Marista vinha obtendo êxito em uma campanha para ajudar os estudantes da rede pública em dificuldade com recursos tecnológicos e então nos reunimos com as demais escolas católicas de Brasília para ampliar a iniciativa”. Terminada a reunião, todos os diretores se comprometeram a entrar nesta corrente de solidariedade.

 

“A parceria entre as escolas católicas e a Secretaria de Educação mostra que as fronteiras entre o público e privado podem diminuir bastante quando há solidariedade entre pessoas e instituições”, afirma o subsecretário de Educação Básica da Secretaria, Tiago Cortinaz da Silva. A pasta, por meio das regionais de ensino, coordenará a entrega das doações aos estudantes, além de formatar os equipamentos recebidos.

 

O objetivo dos colégios católicos é engajar pais, estudantes e parceiros das instituições católicas, principalmente pelas suas redes sociais, e arrecadar equipamentos durante todo o mês de julho. Mas todos os que quiserem ajudar podem fazer doações de equipamentos que não estejam mais em uso, mas em boas condições. Basta procurar qualquer unidade de colégios católicos localizados nas Asas Norte e Sul, Taguatinga, Sobradinho, Águas Claras e Núcleo Bandeirante.

 

═════════ Serviço ═════════

 

🗓️ Arrecadação

 

Período: de 2 de julho a 3 de agosto•

Horário: das 8h às 14h

 

📍 Pontos de arrecadação

 

Rede Marista

Rede La Salle 

Rede Salesiana

Rede Sagrado Coração de Maria

Rede SAFA Sagrada Família 

Escola Franciscana Fatima

Colégio Notre Dame

Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Colégio Carmem Salles

Colégio Santa Dorotéia

Centro Educativo Passionista

Colégio Santo Antônio

Colégio Maria Imaculada

Centro Educacional Católica de Brasília

Colégio Rogacionista

Centro Educacional Stella Maris Claretiano

 

═════════ Leia também ═════════

Ações solidárias ajudam estudantes a acessar a plataforma