Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/02/24 às 18h45 - Atualizado em 28/02/24 às 13h43

“Com Dengue Não Dá”: SEEDF realiza ações educativas sobre a doença

O projeto contará com palestras para escolas, com o intuito de conscientizar a comunidade escolar

João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Tipo de ação educativa pode variar de acordo com o público de cada escola | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília.

 

Em mais um esforço para reforçar as ações de mobilização voltadas à prevenção e ao controle do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da Gerência de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante (Gease), oferece, a partir desta terça-feira (27), a palestra “Com Dengue Não Dá” à comunidade escolar.

 

Para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental o evento será realizado na modalidade palestra, mas para Escolas Classes e Centros de educação infantil será realizado nas modalidades teatro de fantoches e teatro interativo.

 

As unidades escolares interessadas em receber a ação podem se inscrever por meio do link abaixo. A responsabilidade de organizar as turmas participantes é da escola e não há limites de vagas.

 

Faça aqui sua inscrição

 

A ação tem como objetivo conscientizar os estudantes da rede pública do DF acerca da doença, apresentando hábitos preventivos e cuidados domésticos necessários para evitar a disseminação do mosquito e da doença.

 

Nesse momento crítico de combate à doença, é indispensável o envolvimento da comunidade escolar como um todo para que os estudantes se informem a respeito da dengue e sejam protagonistas na luta contra o mosquito, seja por ações diretas de prevenção, seja através da disseminação da informação para o ambiente familiar.

 

Os estudantes serão os agentes-mirins em suas residências para informarem os pais para terem um ambiente seguro contra o Aedes aegypti”, explica a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

 

Veja o cronograma de realização da ação nas escolas já inscritas:

27/02: Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II (manhã e tarde)
28/02: Centro de Ensino Médio Asa Norte – CEAN (manhã e tarde)
29/02: Centro Educacional 08 do Gama (manhã e tarde)

 

Todos contra a dengue

 

A Secretaria de Educação coloca-se em estado de colaboração permanente com a Secretaria de Saúde e, dentre diversas ações, elaborou orientações pedagógicas sobre o tema para serem divulgadas logo no início do ano letivo e de forma permanente nas unidades escolares.

 

Tais orientações serão apresentadas por meio de boletim informativo, panfletos distribuídos nas escolas no início do ano letivo, vídeos informativos sobre o tema elaborados pela SES e pela SEE, e, ainda, informações sempre atualizadas no site da Secretaria.

 

Os docentes têm autonomia para elaborar o percurso pedagógico, bem como os projetos pedagógicos relacionados à mobilização permanente contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; contudo, com o objetivo de auxiliá-los, a SEEDF sugeriu algumas atividades, por meio de circular, para serem desenvolvidas ao longo do ano.

 

 

Governo do Distrito Federal