Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

O combate à dengue só será eficiente se nos unirmos

 

Diante do cenário de epidemia por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as secretarias de Educação e Saúde se uniram para monitorar e promover ações para o combate ao mosquito e o enfrentamento à doença.

 

Vamos juntos fazer com que as escolas se tornem modelo de atuação no combate à presença do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.

 

O primeiro passo para enfrentar essa batalha é conhecer o inimigo e saber como ele age. Então vamos lá:

O que é a Dengue Doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores.
Sintomas O doente pode apresentar sintomas como: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas, manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

 

É importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao surgirem os primeiros sintomas
Transmissão A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.
Prevenção A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

Estudantes, educadores e toda a comunidade escolar:

agora que vocês têm mais informações, tornem-se agentes mais ativos,

fazendo vistorias semanais nas escolas e em suas casas na busca

e eliminação dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

A prevenção é a melhor forma de evitar a doença.

 


Canais de comunicação

 

img-responsiva Disque 160 ou 162 para denúncia de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti
img-responsiva Disque 199 para outras orientações sobre a dengue
img-responsiva Portal Dengue SES-DF para informações gerais; painéis; busca de atendimento e mapa de incidência da dengue no Distrito Federal
img-responsiva Unidade Básica de Saúde (UBS) para localizar a UBS mais próxima a partir do Código de Endereçamento Postal (CEP) ou endereço; horário de atendimento regular; e as UBSs que dispõem de horário ampliado: à noite, aos sábados ou aos domingos
Companhia de teatro que ensina as crianças sobre o Aedes aegypti como parte do Programa Saúde na Escola para solicitações de agendamento:

img-responsiva (61) 3347-8527

img-responsiva educacaodival@gmail.com

img-responsiva nmobs.dival@saude.df.gov.br

 

Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde

 

NR RA Endereço Telefone
Asa Norte Asa Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Varjão, Lago Norte SAIN Estrada Contorno do Bosque Lt. 4 — Dival (61) 3449-4470
Asa Sul Asa Sul, Lago Sul, Vila
Telebrasília, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal
SAIS AELt. 10 —Inspetoria de Saúde (61) 3449-4486
Brazlândia
Brazlândia AE 04 Lt. 09 —St. Tradicional (Ao Lado da Administração de Brazlândia) (61) 3449-4460
Ceilândia Ceilândia Ceilândia Sul – AE15 Bloco D Inspetoria de Saúde (61) 3449-4462
Gama Gama AE07 — St. Central do Gama (Ao Lado da Rodoviária) (61) 3449-4464
Guará Guará I, Guará I, Águas Claras,
Vicente Pires, Arniqueira, Colônia Agrícola Samambaia
QE 12 AE D – Guará 1 (Em Frente ao Centro Espírita André Luiz) (61) 3449-4466
Núcleo Bandeirante Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Park Way 3ª Av. AE3 – Inspetoria de Saúde (Ao Lado do Posto de Saúde) (61) 3449-4468
Paranoá Paranoá e Itapoã Qd. 03 AE Lt. 7 (Atrás do Fórum) (61) 3449-4472
Planaltina Planatina Av. Independência Qd.. 02 Bl. J St. Comercial Central (61) 3449-4474
Recanto das Emas Recanto das Emas Qd. 104/105 Lt. 03 St. Hospitalar – Av. Recanto das Emas (61) 3449-4476
Samambaia Samambaia Qd. 302 AE Lt. 07 — Atrás do Fórum (61) 3449-4478
Santa Maria Santa Maria QR Ac 102 Cj. A, B, C, D, S/N Anexo– Hospital de Santa Maria (61) 3449-4480
São Sebastião São Sebastião, Jardim Botânico,                        Condomínios do Lago Sul Rua 49 A Nº 50 Pç. Tião Areia—São Sebastião (61) 3449-4484
Sobradinho Sobradinho, Sobradinho II, Fercal Qd. Central St. Adm. e Cultural Bl. D AE, Inspetoria de Saúde (Em Frente ao Fórum) (61) 3449-4482
Taguatinga Taguatinga QSE 11/13 AE nº 02 – Inspetoria de Saúde (61) 3449-4488

 

 

Sugestões de atividades pedagógicas

 

 

Propostas Estratégias
Vistoria de possíveis focos de proliferação do Aedes Realizar vistorias, pelo menos uma vez por semana, para identificar possíveis locais de proliferação do Aedes nas unidades escolares e entorno.

Realização de mutirões de limpeza na escola e arredores.

Como suporte para a atividade pedagógica de vistoria, recomenda-se a utilização da Lista de Checagem.

Pesquisa e leitura de textos informativos Indicar momentos para a leitura de notícias, artigos, gibis, revistas, entre outros materiais envolvendo a temática.

Após a leitura, os professores podem propor rodas de debates sobre o tema e buscar propostas para combater a proliferação do mosquito.

Boletim Informativo: Todos contra a dengue

Informativo: Juntos contra a dengue

Criação e utilização de folder Utilizar e/ou elaborar folder informativo com as fases de desenvolvimento do mosquito; locais favoráveis para sua proliferação; principais sintomas das doenças transmitidas; dentre outros.

Você tem um papel fundamental no combate ao Aedes aegypti

Já tomou todos os cuidados na sua casa contra o mosquito?

Filmes e vídeos Filmes, vídeos e afins desenvolvem a linguagem, a criatividade, a imaginação e possibilita ao estudante maior entusiasmo durante as ações pedagógicas. Assim,

destacamos como sugestões alguns vídeos relacionados a temática:

Dengue, Zika e Chikungunya

Turma da Mônica Contra a Dengue

Um pequeno grande inimigo da saúde – Aedes aegypti

Realização de peças teatrais Os professores podem utilizar as artes como instrumento pedagógico para a abordagem de temas emergentes e transversais. Ao elaborar com os estudantes peças teatrais que abordam a temática estarão contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, intelectual, social e emocional, por exemplo.

Teatro da Dengue – PSF Ceilândia-DF

Paródias Atividades lúdicas, como a paródia, constituem-se como importante ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos, inclusive a sensibilização de temas emergentes, pois criam condições necessárias à aprendizagem, ao apresentarem- se de forma dinâmica no trato de determinados conteúdos em sala de aula. Os professores podem utilizar essa estratégia para dinamizar e sensibilizar os estudantes.

Xô dengue: como combater e acabar focos do mosquito da Dengue

#ContraDengue

Zum Zum Zum Zum Zum – Yasmin Verissimo – Música Educativa Dengue

Palestras e rodas de conversas Sensibilizar os estudantes, por meio de palestras com profissionais da área, quanto aos riscos causados pelo Aedes aegypti e a importância do controle da proliferação do mosquito vetor de transmissão.
Concurso de desenhos, textos, vídeos e

fotografias

Realizar concursos entre os estudantes com objetivo de estimular a criatividade, enriquecer o projeto pedagógico da escola, estimular a reflexão quanto o tema e diversificar a prática pedagógica por meio do estimulo à criação de recursos audiovisuais. Nesse contexto, os docentes podem utilizar concursos para mobilizar e sensibilizar os estudantes.
Júri simulado Essa atividade é uma espécie de julgamento, no qual teremos estudantes atuando na defesa e na acusação de um determinado caso. O docente selecionará um estudante para ser juiz, outro para atuar como escrivão e os demais serão os jurados. Essa ação é dinâmica e promove o entusiasmo dos estudantes para a abordagem da temática.
Tempestade de ideias Nessa estratégia, o professor lança uma palavra ou um problema relacionado ao conteúdo e pede para que os estudantes expressem uma palavra ou ideia sobre aquilo que foi proposto. O professor fará papel de mediador para construção de conhecimentos sobre a temática.

 

Ações contra dengue

 

Palestra

Com dengue não dá!

O projeto contará com palestras para unidades escolares, com o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do combate ao Aedes aegypti e suas formas de prevenção da dengue.

 

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

 

Memorando Circular Nº 3/2024Projeto: Com dengue não dá!

 

 

Curso

Detetives da Saúde na Escola: Desvendando a Dengue

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais da educação e da saúde por meio de trilha de aprendizagem composta por seis módulos

 

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

 

img-responsiva Caso ocorra alguma intercorrência no momento do cadastro registre o problema e solicite suporte pelo e-mail gtes.eapsus@fepecs.edu.br

 

Folder

 

Memorando Circular Nº 10/2024Divulgação do curso Detetives da Saúde na Escola: Desvendando a Dengue na Eapsus para os profissionais da educação.

 

 

 

Governo do Distrito Federal