Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/22 às 11h55 - Atualizado em 7/03/22 às 11h55

Confira o resultado para os cursos dos itinerários de formação profissional

As matrículas devem ser feitas nos dias 8 e 9 de março, das 9h às 17h. As aulas começam nos dias 10 ou 11, dependendo da unidade de escolar

Da Redação | Ascom/SEEDF

 

 

Já está disponível o resultado das inscrições para as vagas que ainda não haviam sido preenchidas para os cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) do Novo Ensino Médio. Ao todo, foram disponibilizadas 529 vagas remanescentes em 10 cursos.

 

  RESULTADO  

 

Matrícula

 

A efetivação da matrícula deve ser feita nos dias 8 e 9 de março, das 9h às 17h, na unidade escolar parceira onde o estudante irá frequentar o curso. Mesmo sendo estudante da rede pública, a matrícula específica no curso é obrigatória.

 

As aulas terão início nos dias 10 ou 11, dependendo da unidade escolar.

 

Documentos

 

Para realizar a matrícula, o estudante deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos:

 Carteira de Identidade;

 CPF;

 Declaração de escolaridade;

 Comprovante de residência;

 Certidão de Nascimento ou de Casamento;

 Duas fotos 3×4;

 Carteira de Identidade do responsável legal;

 CPF do responsável legal.

 

Itinerários

 

O Novo Ensino Médio tem o total de 3.000 horas podendo chegar a 3200 horas, se o Itinerário for Técnico-Profissional (IFTP). Os Itinerários Formativos (IF) são a parte flexível do currículo e equivalem a 1.300 horas deste total. Ao todo, são cinco Itinerários, sendo quatro deles correspondentes às áreas de conhecimento, com o objetivo de proporcionar aprofundamento dos estudos, conforme o interesse do estudante: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. No IFTP, o estudante poderá se matricular em um Curso Técnico oferecido pela instituição parceira de até 1200h juntamente com o Projeto de Vida (PV) de 200h. Este Itinerário tem como foco preparar o jovem para o mundo do trabalho, se assim ele desejar. Cada escola unidade escolar define quais itinerários vai ofertar e o estudante é obrigado a fazer pelo menos dois.

 

A dinâmica do Novo Ensino Médio permite que o IFTP seja feito pelo estudante onde houver a oferta – seja em uma unidade da rede pública ou por meio de parcerias – e não necessariamente no espaço físico de sua escola.

 

As outras 1.800 horas do Novo Ensino Médio são obrigatórias para o estudante e correspondem à Formação Geral Básica (FGB), que abrange as mesmas quatro áreas do conhecimento.

Governo do Distrito Federal