24/01/24 às 16h59 - Atualizado em 24/01/24 às 17h02

Disponível o Catálogo de Unidades Curriculares Eletivas atualizado

E-book traz mais de 200 unidades curriculares idealizadas por educadores

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

Está disponível no site da Secretaria de Educação, a versão atualizada do Catálogo de Unidades Curriculares Eletivas para 2024. O documento traz mais de 200 unidades curriculares eletivas, com objetivos de aprendizagem e conhecimento a serem desenvolvidos ao longo do ano letivo, além de sugestões didáticas práticas e material de apoio para professores das escolas públicas que ofertam o Ensino Médio no Distrito Federal.

Consulte o catálogo no link

O novo catálogo foi idealizado com a participação das Unidades Regionais de Educação Básica das diferentes Coordenações Regionais de Ensino (CREs) e dos professores das unidades escolares que ofertam o Ensino Médio.

Espera-se que o trabalho dos educadores tenha como referência um material pedagógico norteador consistente para a realização do seu planejamento e alcance dos objetivos de aprendizagem ❞

Hélia Giannetti

“São mais de 200 unidades curriculares eletivas pensadas para os professores e, principalmente, os estudantes. Espera-se que o trabalho dos educadores tenha como referência um material pedagógico norteador consistente para a realização do seu planejamento e alcance dos objetivos de aprendizagem”, diz a diretora de Ensino Médio da SEEDF, Hélia Giannetti.

O catálogo de atividades eletivas é idealizado conforme os itinerários formativos (IFs) que compõem o Novo Ensino Médio (NEM) e está dividido com base nas quatro áreas do conhecimento: Ciências humanas e sociais aplicadas, Matemática e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.

Novo Ensino Médio

O conteúdo de cada eletiva define os objetivos de aprendizagem previstos pelo Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da SEEDF e os objetos de conhecimento que devem ser trabalhados nas aulas durante sua duração. Ainda que o documento traga sugestões didáticas que podem ser utilizadas durante as aulas, o professor tem autonomia para desenvolver a Eletiva a partir do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade escolar, considerando a sua estrutura física e o perfil da turma.

Para a diretora do Ensino Médio da SEEDF, o material vai promover a autonomia dos profissionais da educação, a fim de enriquecer as informações nele contidas com base em sua experiência profissional, criatividade e bagagem sociocultural, beneficiando também os estudantes.

O novo material fortalece e qualifica o trabalho em rede da educação pública do Distrito Federal e diminui, substancialmente, o quantitativo de unidades curriculares em duplicidade, facilitando, para o estudante, a adaptação, em caso de transferência de unidade escolar”, finaliza Hélia.