26/02/24 às 13h00 - Atualizado em 26/02/24 às 16h52

Eape divulga cronograma de ações de formação para 2024

Servidores poderão se inscrever nos cursos a partir de 4 de março

Redação, Ascom/SEEDF

Formadores da Eape visitarão as unidades escolares para divulgação do catálogo de formação | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

.

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), divulga o cronograma de inscrições nas ações de formação ofertadas, no ano de 2024, aos servidores da SEEDF. As inscrições começam na próxima semana, em 4 de março, e vão até meados do mesmo mês.

Ao todo, 69 cursos são ofertados para o primeiro semestre do ano. Este ano, em virtude da mudança no sistema, a alocação dos inscritos será realizada por ordem de inscrição, seguindo uma fila sequencial e não mais apenas por meio de sorteio. Por isso, é importante realizar a inscrição oportunamente para garantir a participação nos curso desejado.

Veja aqui a lista de cursos disponíveis no 1º semestre/2024

Os formadores da Eape visitarão as unidades escolares para divulgação do catálogo de formação a partir desta terça-feira (27) de fevereiro até o início das inscrições.

Confira abaixo o cronograma de inscrições e início das aulas:

Período Sorteio Vagas remanescentes
Percursos que não exijam pré-requisito – Fila
(ordem de inscrição)
4/3 a partir das 8h a

17/3/24 até às 23h59

Percursos que exijam pré-requisito 4/3 a 14/3/24 15/3/24 15/3 a 17/3/24
Início dos percursos 1º semestre de 2024 A partir de 19/3/24
Término dos percursos 1º semestre de 2024 Até 5/7/24
Término dos percursos anuais de 2024 Até 5/12/24

A formação continuada é de extrema importância no âmbito da SEEDF, pois promove o aprimoramento constante dos servidores. Além de contribuir para a atualização de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a adaptação às inovações educacionais.

Dessa forma, a formação continuada não apenas eleva a qualidade do ensino, mas também fortalece a capacidade da equipe em lidar com os desafios contemporâneos da educação, proporcionando um ambiente educacional mais eficiente e eficaz.

Eape Vai à Escola

Outra ação de formação fornecida pela SEEDF é o projeto Eape Vai à Escola (Evae), no qual profissionais da Eape vão até a escola para ofertar a formação escolhida pela unidade escolar. No ano letivo de 2023, o projeto Eape Vai à Escola atendeu um total de 22.054 profissionais da educação. Desta forma, para dar continuidade a ação no ano de 2024, a Eape divulgou a lista com as temáticas a serem ofertadas na Sala de Coordenação.

LISTA Eape Vai à Escola

A ação tem carga horária de 3 horas, e ocorre sempre às quartas-feiras. Os agendamentos devem ser feitos a partir de 4 de março de 2024. O início dos atendimentos ocorre em 20 de março de 2024.

Os interessados devem realizar o agendamento, seguindo as seguintes etapas para a abertura de processo no SEI:

↳ Iniciar processo;

↳ Escolha o Tipo do Processo: SEE – Gestão Educacional – Parceria em Eventos/Ações. Salvar;

↳ Incluir documento;

↳ Escolha o tipo do documento: Formulário de Agendamento – EAPE Vai à Escola. Confirmar dados;

↳ Preencher o FORMULÁRIO DE AGENDAMENTO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Salvar e assinar;

↳ Enviar para SEE/EAPE/DIOP.

Mais informações podem ser encontradas na circular divulgada.