Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/03/22 às 19h53 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Edital dos novos uniformes sai até abril

 Circular da Secretaria de Educação marca data para lançamento do processo de aquisição 

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Em circular distribuída nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Educação estabeleceu o dia 30 de abril como prazo máximo para lançamento do edital de aquisição do novo uniforme da rede pública de ensino. O processo está sendo feito de forma minuciosa, para que o edital contemple todas as orientações e normas dos órgãos de controle.

 

O primeiro passo do processo foi interno, como manda a lei: uma comissão formada pelos coordenadores regionais de ensino aprovou o layout do novo uniforme, em tom azul pantone. Este modelo será obrigatório somente a partir do ano letivo de 2023, embora a programação seja distribuída gratuitamente a todos os alunos da rede e poderá ser usada ainda neste ano. O novo conjunto terá bermuda, calça, camisetas e casaco de frio.

 

O modelo atual, em tom branco, será aceito até o fim deste ano letivo de 2022.

 

Nos anos anteriores, o uniforme completo só era fornecido a beneficiários de programas sociais e para famílias de baixa renda. Os demais alunos, considerados grande maioria, pagavam cerca de R$ 25 por cada peça.

 

De acordo com a Diretora de Assistência à Saúde e Apoio às Políticas Educacionais Complementares, Celhia Ribeiro, o uso do uniforme é essencial.“Além de facilitar a identificação dos alunos, o uniforme ajuda a diminuir o índice de criminalidade, e aumenta a segurança dentro e fora da escola”, afirma.

 

Confira a importância do uso dos uniformes:

 Os uniformes escolares propiciam a segurança do aluno, já que os identifica prontamente tanto dentro quanto fora do ambiente escolar;

 Os uniformes escolares mantêm os alunos focados em sua educação, não em suas roupas;

 Os uniformes escolares criam condições equitativas entre os alunos, reduzindo a pressão dos colegas e o bullying.

 

 

 

 

 

 

Governo do Distrito Federal