25/02/22 às 8h22 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Educação para além da sala de aula

Seminário Internacional de Educação tem a participação da SEEDF

Ana Carolina Leal | Ascom/SEEDF

A Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, foi convidada para falar na abertura do evento. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

A Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, falou durante a abertura do Seminário Internacional de Educação, sobre a importância do processo pedagógico estar voltado para o estudante. O evento, realizado em Brasília pelo Instituto Saber, teve como foco compartilhar histórias de sucesso na busca por uma educação de qualidade. Neste primeiro encontro, a vice-presidente sênior da Columbia Southern Education Group (CSEG), Chantell Cooley, foi convidada para contar sobre sua história de vida e como as instituições educacionais geridas por sua família se tornaram referência no ensino superior americano.

A família, a escola e a sociedade precisam valorizar a educação, não apenas pelo ensino, mas pela capacidade de formar cidadãos de bem”, pontuou a Secretária ao falar sobre a importância de estreitar as relações no processo pedagógico e permitir o aprimoramento da qualidade de vida nos ambientes escolares.

O presidente do Instituto Saber, Edivaldo Jacinto, idealizador do evento, comemorou este encontro e enfatizou ser uma oportunidade ímpar. “Gratificante termos vocês neste evento. Estão aqui porque são excelentes profissionais, tem compromisso com a vocação e também querem ter contato com as histórias e experiências de pessoas que atingiram o sucesso e transformaram a educação de alguma maneira”, disse Jacinto.

Logo no início das apresentações, Chantell Cooley, fez algumas citações que norteiam sua vida pessoal e profissional. “Nunca pare de aprender, porque a vida nunca para de ensinar”, contou. A gestora disse ainda que trabalha para mudar vidas por meio da educação. “Uma das metas que temos nas nossas instituições de ensino é criarmos um ambiente que traz valor aos educadores.” Questionada sobre como motivar os alunos a não desistirem, Chantell disse que, ao observar seus estudantes desmotivados, fazia vídeos os lembrando do porque estarem ali e a importância de seguirem firmes nos estudos.

O coordenador Regional de Ensino de Taguatinga, Murilo Marconi, avaliou o Seminário, promovido nesta quarta-feira (24), como de extrema importância para a vida e o cotidiano dentro das escolas. “Seguindo a fala da nossa Secretária, temos a missão de transformar vidas por meio da educação. E não podemos fracassar. Somos importantes ferramentas para formar cidadãos capazes”, disse Murilo ao lembrar que dedicação e amor são ingredientes fundamentais para o sucesso deste processo educacional.

Participar da palestra de uma referência na educação americana é uma oportunidade única. Ela nos mostrou, por meio de seus relatos, que desistir não é uma opção e que devemos lutar por nossos sonhos. A gestora viu a possibilidade de fazer algo que mudasse a vida das pessoas”, completou o coordenador.

Seminário Internacional de Educação