13/06/23 às 17h36 - Atualizado em 13/06/23 às 18h01

Encontro destaca boas práticas na alimentação escolar na 1ª infância

Evento reuniu cerca de 700 profissionais vinculados à SEEDF

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

O evento reuniu a área técnica da alimentação e a área pedagógica na busca por boas práticas da alimentação escolar na primeira infância | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Uma alimentação escolar saudável na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Ao buscar o aprimoramento do tema, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu um encontro formativo nesta terça-feira (13/6), no Museu Nacional da República, para profissionais da Educação Infantil.

O evento contou com cerca de 700 representantes vinculados à SEEDF, dentre chefes de Unidades de Educação Básica, nutricionistas das Coordenações Regionais de Ensino, bem como representantes de instituições parceiras. O objetivo do encontro foi aprimorar a alimentação escolar na primeira infância. Para ajudar nessa missão, as áreas técnica e pedagógica uniram diversas informações sobre a temática para instruir os participantes.

Hoje existe uma integração da área técnica da alimentação e da área pedagógica para atendimento da educação infantil. Temos a área técnica de nutrição que aborda o planejamento dessa oferta de alimentação na Educação Infantil; e temos a parte pedagógica, apresentando a alimentação como uma forma desenvolvimento escolar, cognitivo e comportamental“, explicou Stela Nasser, diretora de Alimentação Escolar da SEEDF.

A diretora da Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Beatriz Oliveira Costa, ressaltou a importância do evento para melhorar a alimentação escolar na primeira infância. “O momento da alimentação é uma das rotinas mais importantes para o desenvolvimento da criança, nós resolvemos reunir esses dois profissionais (nutricionistas e educadores) para que nas escolas, juntos, possam fazer da alimentação um momento de prazer, assim como de construção de hábitos saudáveis, propiciando às crianças o prazer de experimentar e conhecer todos os alimentos”.

Stela Nasser, diretora de Alimentação Escolar da SEEDF, ao lado da diretora da Educação Infantil da Pasta, Beatriz Oliveira Costa, participaram do encontro | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Programa de Alimentação Escolar

A nutricionista da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Juliene de Jesus Moura Santos, esclarece que o Programa de Alimentação Escolar tem dois eixos: o de oferta do alimento e o de educação alimentar e nutricional. A servidora foi uma das formadoras do encontro. Ela apresentou a legislação que ampara o tema e indicou como unir as áreas técnicas e pedagógicas no planejamento escolar.

Esse último eixo busca a promoção de hábitos alimentares saudáveis, para isso foi feita uma parceria com a Diretoria de Alimentação Infantil, para que as unidades responsáveis por esta etapa trabalhem de maneira interdisciplinar e transversal. A gente quer que o professor trabalhe o tema sobre alimentação, hábitos alimentares, para que a educação alimentar esteja presente em todas as matérias do currículo”, ressalta.

Os nutricionistas atuam nas Coordenações Regionais de Ensino (CRE) e são responsáveis por assistir e instruir as unidades vinculadas a cada CRE, levando em consideração as peculiaridades e contexto de cada escola. Já as instituições parceiras possuem profissional próprio que atuam com base no que determina a legislação vigente acerca da alimentação escolar e também contam com o apoio da SEEDF para tirarem dúvidas e também participam de cursos de formações ofertados pela Secretaria.

Cardápio escolar

Os cardápios da Alimentação Escolar são planejados para atender até 70% das calorias diárias dos estudantes e os alimentos são, na sua maioria, in natura ou minimamente processados. Eles são elaborados por nutricionistas, levando em conta peculiaridades nutricionais, sazonais e regionais e as quantidades necessárias de proteínas, carboidratos, frutas e hortaliças para o desenvolvimento dos estudantes, colaborando para melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem.