Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/03/22 às 19h58 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Escola do Recanto participa da Campus Party 2022

Expectativa é receber 100 mil pessoas durante cinco dias de programação

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

 

Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 405, do Recanto das Emas, representam a rede pública na quarta edição da Campus Party Brasília (CPBSB4). O evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo teve início na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Nacional Mané Garrincha, com a cerimônia de lançamento em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Com a orientação do professor e idealizador do projeto, Francenylson Luiz Dantas, formado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), os estudantes da unidade de ensino desenvolveram diversos robôs que recebem o comando através de um controle que eles mesmos produziram. Um dos modelos exibidos na exposição é o Alex. “É um humanoide que representa e faz todos os variados movimentos que o corpo humano faz”, explica a aluna que participa do stand, Letícia Alves, 13 anos.

 

Francenylson proporciona a formação para os professores de toda a regional do Recanto das Emas, para que eles possam aplicar o projeto durante as aulas com os estudantes dos anos iniciais, finais e ensino médio. “Com a montagem desses robôs, nós conseguimos trabalhar diversas matérias, como física, matemática, ciências e até mesmo incentivar aqueles estudantes de ensino médio que pretendem fazer engenharia civil futuramente”, conta.

 

Campus Party

 

Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Poder representar uma escola pública do DF em uma das maiores feiras de tecnologia do País é gratificante não só para as crianças e adolescentes, mas também para os professores. “Colocar os alunos do Recanto das Emas como protagonistas na Campus Party é um sentimento indescritível. Apesar da dificuldade que foi para chegar até aqui, é um sonho que está se realizando durante todos esses dias”, afirma o professor.

 

A CPBSB4 é dividida em três áreas: open campus, arena e camping. A open é totalmente gratuita e aberta ao público. O local conta com a Campus Play, que tem campeonatos de games e conteúdos de jogos digitais, arena de drones e o palco de empreendedorismo, com programação realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Quem adquiriu o ingresso tem acesso à Arena da Campus, que conta com quatro palcos distintos e programação de tecnologia, entretenimento digital, metaverso e games. A expectativa é receber até sete mil pessoas no espaço. Além disso, são aguardados três mil campuseiros no camping.

 

A expectativa do evento é receber 100 mil pessoas, no total, durante os cinco dias de programação no Estádio. Desta quinta-feira até o próximo sábado (26), mais de 4 mil alunos da rede pública irão visitar a feira, acompanhados de seus professores, com transporte fornecido pela Secretaria de Educação. O evento vai até domingo.

 

 

 

 

 

Governo do Distrito Federal