8/05/24 às 17h15 - Atualizado em 8/05/24 às 17h32

Escola do Riacho Fundo recebe festival sobre o uso eficiente da energia

280 estudantes do CED 01 participaram, nesta terça (7), do “Tô ligado na Energia

Ícaro Henrique e Tainá Morais, Ascom/SEEDF

280 estudantes do CED 01 participaram nesta terça (7) do “Tô ligado na Energia”, uma parceria entre a SEEDF e a Neoenergia. Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

Gincana, música, teatro e dança animaram a manhã desta terça-feira (07) dos estudantes do Centro Educacional (CED) 01 do Riacho Fundo II. Cerca de 280 alunos participaram da ação que faz parte do Festival “Tô Ligado na Energia“, uma iniciativa educativa em parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a companhia energética Neoenergia. O projeto visa conscientizar os estudantes e professores sobre a importância da utilização racional de energia por meio de temas interdisciplinares como arte, ciências, cultura digital, grafite, liderança e consciência ambiental.

O festival promove a reflexão e o diálogo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica com as escolas da rede pública de ensino, preferencialmente de tempo integral, atuando com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (11 a 19 anos), por meio de atividades que estimulam a apropriação do conhecimento sobre a temática, de forma lúdica e criativa, para torná-los multiplicadores dos conteúdos.

O diretor da Unidade Escolar, Júlio Moronari, expressou sua satisfação com a parceria e os resultados obtidos com o projeto na escola com a promoção de atividades, palestras e gincanas para reflexão e diálogo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

O ‘Tô Ligado na Energia’ foi uma oportunidade incrível para nossos alunos e professores expandirem seus conhecimentos sobre energia elétrica, ao mesmo tempo em que exploravam diferentes formas de expressão artística e refletiam sobre questões sociais e ambientais. Estamos gratos à Neoenergia por essa iniciativa que vai muito além do ensino tradicional“, comenta Moronari.

O programa durou quatro semanas na escola e a culminância foi o festival, onde os estudantes foram incentivados a participar de gincanas com apresentações teatrais, dança e karaokê. Divididos em equipes azul, verde e amarelo, os alunos se apresentaram para a escola. A equipe vencedora foi o time azul, o que trouxe alegria para Luana Larissa Bento, de 16 anos, aluna do 2º ano. “Foi um prazer enorme ter participado desta gincana maravilhosa, enfrentamos muitos desafios para chegar à final, e o melhor de tudo é que aprendemos nos divertindo. Estou muito feliz”, declara a estudante.

Luana Larissa Bento, de 16 anos, é aluna do 2º ano e participou do projeto ficando em primeiro lugar na gincana. Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

O coordenador pedagógico do Programa Educação com Energia da Neoenergia, Ken Araújo, destaca a importância da parceria com a SEEDF. “Firmamos essa parceria no ano passado e tem sido gratificante para todos, especialmente para os alunos e professores. O programa inclui o festival, a formação dos professores – realizada aqui na escola -, e ainda a unidade móvel, uma sala de aula itinerante que visita à escola”, diz Araújo.

Já o professor e supervisor pedagógico Jonas Gomes Freire, também conhecido como mestre Jonas, conta como o programa agregou valor à comunidade escolar. “Trazer este projeto para a escola foi uma alegria, primeiro porque a comunidade estava carente de projetos pedagógicos, e os próprios estudantes estavam pedindo projetos como esse”, lembra Jonas. “Um projeto diversificado e completo, que além de trabalhar a questão da eficiência energética, trabalha em várias oficinas de arte e cultura, e hoje tivemos este grande dia de show aqui, então era isso que a comunidade estava precisando”, finaliza.