8/05/24 às 12h37 - Atualizado em 8/05/24 às 12h37

Smarts Labs, laboratórios móveis, chegam às escolas públicas do DF

Iniciativa abrange 16 instituições com tecnologia de ponta em robótica e programação

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

Alunos do CEF 113 do Recanto das Emas recebem o Smart Labs. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Na mais recente iniciativa educacional, os Smarts Labs, laboratórios móveis repletos de tecnologia, foram entregues às escolas públicas do Distrito Federal. Um total de 16 escolas, representando todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino, foram contempladas com impressoras 3D, circuitos de robótica e programação. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas e contou com a presença da secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

A ação é uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP), a Secretaria de Educação do Distrito Federal e o Instituto Conhecer Brasil, em conjunto com a pesquisa-ação do NACE-Escola do Futuro/USP. O projeto tem como objetivo impulsionar a educação tecnológica nas escolas públicas do DF, além de capacitar os alunos com habilidades para o mundo digitalizado, em constante evolução.

Durante a entrega, a secretária de Educação falou sobre a importância da iniciativa. “Estamos empenhados em investir nos anos finais do ensino fundamental para que nossos estudantes cheguem melhor preparados para o Ensino Médio. Os Smarts Labs irão proporcionar aos nossos alunos uma forma de aprendizagem avançada em que eles aprendem na prática”, explicou Hélvia.

Para Paulo Nicholas Nunes, vice-presidente da FAP, o intuito é investir para que os alunos desenvolvam pesquisas e gerem riqueza para eles e a sociedade. “Nós investimos na educação, na transformação do aprendizado para que os jovens tenham condições de criar, de desenvolver pesquisas e soluções para nosso DF e sociedade como um todo“, destacou.

Um professor é escolhido para receber a formação do Programa Steam Maker e, posteriormente, repassar esse conhecimento aos demais interessados, permitindo que apliquem os ensinamentos em suas aulas com os estudantes.

Nossa capacitação já começou e o segundo passo é repassarmos os aprendizados para nossos colegas da escola e, posteriormente, para nossos alunos. É uma rede de conhecimento”, explicou José Roberto, professor do CEF 113 do Recanto das Emas.

A formação oferecida pelo programa é composta por sete módulos online (EAD) com suporte de ebooks, vídeos informativos e acesso a materiais complementares. Além disso, inclui três webinários para esclarecimento de dúvidas e quatro workshops presenciais, onde os participantes trabalharão colaborativamente na aplicação prática dos conceitos abordados nos módulos EAD.

Aluna Yasmin Dias Leite, 14 anos, do CEF 113 do Recanto das Emas. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

A aluna Yasmin Dias Leite, estudante do nono ano do CEF 113 Recanto das Emas, 14 anos, reforça a importância dos Smarts Labs para a escola e comunidade. “Esses equipamentos são importantes para nós estudantes, mas também para a comunidade, pois conseguimos obter avanços na educação e saúde com tecnologia”.

Com o curso se estendendo ao longo de 12 meses, a iniciativa visa transformar a experiência educacional nas escolas públicas do DF, além de preparar os estudantes para os desafios do futuro, capacitando-os com habilidades tecnológicas.