7/06/23 às 14h40 - Atualizado em 12/06/23 às 13h03

Escola pública apresenta projeto de sucesso à rainha dos Países Baixos

A EC 312 Norte recebeu a visita da rainha Máxima que conheceu projeto de educação financeira desenvolvido na unidade

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

A educação financeira desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos conscientes e responsáveis em relação às suas finanças pessoais. Para ajudar nesse processo, a Escola Classe 312 Norte desenvolve o projeto de educação financeira ‘Aprender Valor’, uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF junto com o Banco Central do Brasil. Na manhã desta quarta-feira (7), a rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta, e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, visitaram a escola para acompanhar o desenvolvimento do projeto. Ambos foram recebidos pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

O Aprender Valor tem atividades capazes de articular habilidades relacionadas ao uso responsável do dinheiro com conteúdos e habilidades de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas, de modo integrado.

“A gente sabe a importância de trabalhar com as crianças essa questão financeira, para que elas possam crescer e se tornar adultos com essa visão diferente, de poupar, de gerenciar os seus recursos. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já preconiza isso, trabalhando de forma inclusiva e transversal com as outras disciplinas. Estamos muitos felizes com o resultado apresentado pelas crianças hoje”, destacou Hélvia Paranaguá.

Rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta, e secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá recebem o carinho das crianças da Escola Classe 312 Norte. | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Durante a visita, as crianças apresentaram uma canção às autoridades presentes. Em seguida, o presidente do Banco Central agradeceu a parceria da Secretaria de Educação para implementar o projeto. Após, houve uma troca de perguntas e respostas entre a rainha Máxima e os alunos da EC 312 Norte.

A rainha destacou a importância de se aprender, ainda na primeira infância, a poupar para investir. Destacou a necessidade de se ter acesso ao registro oficial (carteira de identidade) e acesso à tecnologia, como pré-requisitos para a inclusão financeira.

“Há um ditado que diz que o que você aprende hoje é o que você vai levar para o futuro, então se você aprende Educação Financeira desde agora, no momento em que vocês são crianças, tudo isso vai ser muito mais fácil de aplicar, quando vocês forem adultos”.

Aghata Alves Rocha, 10 anos, é aluna do 5º ano da EC 312, e conta como é participar do projeto. “Ele me ajudou a diferenciar os preços. Antes, eu não ligava muito para o troco ou os centavos. Mas agora, eu aprendi a guardar dinheiro. Eu tenho meta de longo prazo que é de poder ajudar na minha casai”, comentou a aluna.

Programa Aprender Valor nas Escolas do DF

O Programa Aprender Valor teve início no Distrito Federal, em 2020 para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, atualmente, conta com a participação de 161 unidades escolares. O programa tem como principal objetivo incentivar hábitos financeiros saudáveis e comportamentos que fazem a diferença na vida das crianças.

Nesse sentido, a introdução da educação financeira nas escolas pode ser uma ferramenta poderosa para preparar os jovens para uma vida financeira bem-sucedida e para tomar decisões informadas sobre dinheiro.

O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que busca estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e para o consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.

A rainha Máxima Zorreguieta dos Países Baixos visita EC 312 Norte