Governo do Distrito Federal
10/12/21 às 15h59 - Atualizado em 6/10/22 às 18h47

Escola Vivencial de Trânsito é reinaugurada

Iniciativa do DER beneficia estudantes das redes de ensino pública e particular

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Após a cerimônia, visitantes percorreram a Transitolândia, em Sobradinho. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

A Escola Vivencial de Trânsito, mais conhecida como Transitolândia, foi reinaugurada nesta sexta-feira, 10, após uma reforma nas instalações do local, no Parque Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), em Sobradinho. Os estudantes das redes pública e particular são o público-alvo dessa iniciativa, que trabalha com ações educativas para formação de cidadãos éticos na luta para prevenção e redução de acidentes de trânsito.

 

Quero agradecer a todos que estão envolvidos com a Transitolândia nesses 17 anos de história ensinando educação e respeito”, disse o vice-governador Pacco Brito.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, lembrou que esteve no local na inauguração, em 2004, e de como essas ações são importantes para a sociedade. “É um projeto de cidadania. Quando a gente investe na criança, a gente não vai punir o adulto. Isso aqui transforma vidas!”, afirmou.

 

A Transitolândia atende alunos do 1º ao 5º ano (anos iniciais) do ensino fundamental com ações educativas que englobam jogos interativos, apresentações teatrais e campanhas. Neste ano, em torno de 15 mil pessoas passaram pelo projeto, entre professores e estudantes.

 

Quando a gente trata sobre criança e educação é falar e lembrar que essa união é o melhor caminho. Já estamos aqui trilhando essa estrada há anos e vendo que o DF é referência. Esse trabalho começou pequeno, com uma lona de circo, e agora tem essa estrutura muito boa para receber os estudantes”, destacou Fauzi Nacfur,  diretor-geral do DER/DF.

 

O vice-governador do DF, Paco Britto, o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, estavam entre as autoridades que participaram da reinauguração da Transitolândia. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Os estudantes podem passear pela estrutura do local e vivenciar momentos simulando situações como motoristas, pedestres e ciclistas. A Transitolândia conta também com uma minicidade na qual os visitantes recebem ensinamentos das regras de trânsito. Aprendem ainda como atravessar na faixa de pedestres, como utilizar o semáforo e o cinto de segurança.

 

Em 2021, devido à pandemia, não houve visitas à Transitolândia, mas a Escola Vivencial de Trânsito continuou com ações virtuais para os estudantes. Depois que as aulas presenciais retornaram, as atividades ocorreram nas unidades de ensino.

 

Em 2022, as visitas serão retomadas já com o espaço todo remodelado. Algumas das benfeitorias são: reforma no anfiteatro e nos banheiros infantis, troca do sistema elétrico e projeto de iluminação.

 

O trabalho da nossa equipe de educação no trânsito é salvar vidas. Isso começa já com as crianças”, ressaltou Juacianne Batista, diretora de Educação do Trânsito.

 

Transitolândia

Governo do Distrito Federal