Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/02/24 às 17h01 - Atualizado em 29/02/24 às 18h01

Escolas da rede pública recebem ações de conscientização contra dengue

Até o momento, 81 escolas se inscreveram para receber o projeto “Com Dengue Não Dá”; inscrições seguem abertas

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

Estudantes do CED 08 do Gama participaram de palestra sobre a dengue nesta quinta (29) | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Iniciado na última terça-feira (27/2), o projeto Com Dengue Não Dá segue conscientizando estudantes e professores das escolas públicas do Distrito Federal. A ação, que visa reforçar a mobilização voltada à prevenção e ao controle do mosquito Aedes aegypti, passou nesta quinta (29) pelo Centro Educacional 08 do Gama. Até o momento, 81 escolas se inscreveram para receber o projeto.

 

Na unidade, os alunos do ensino médio assistiram a uma palestra da Gerência de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante (Gease) sobre os hábitos e cuidados essenciais para sanarem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao final do evento, estudantes que já foram diagnosticados com a doença deram o relatos sobre os sintomas que tiveram e como foi o tratamento.

 

Quando os jovens percebem que a doença chegou perto, ouvindo relatos de colegas que já passaram por ela, eles se engajam mais. Eles saem do campo teórico e veem como a doença impacta cada um de uma forma diferente”, explica Larisse Cavalcante, gerente de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante da SEEDF.

 

O intuito é justamente conscientizar os colegas e ensinar as formas de prevenção. “Esse programa de conscientização nas escolas é importante, pois os alunos levam as informações de hábitos e cuidados de combate à proliferação do mosquito para suas famílias e amigos, ampliando a rede de prevenção da dengue”, comenta a palestrante e enfermeira da Gease, Laís Suellen.

 

Para o aluno do 2º ano do ensino médio da escola Vitor Eduardo Gomes, a prevenção é o melhor caminho. “Com a palestra vimos como os sintomas impactam muito a vida da pessoa. O melhor a fazer é cuidarmos de nós e de quem amamos para que essa doença não chegue perto”, comenta.

 

Outros esforços

 

No mesmo dia, a escola também recebeu a coleta de bens inservíveis | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

 

Para somar na campanha de prevenção e combate à dengue, a Secretaria de Educação do DF também organiza um cronograma de recolhimento de bens inservíveis das escolas da rede pública de ensino. O recolhimento feito pela SEEDF obedece um cronograma, bem como legislação específica.

 

Nesta quinta (29), o CED 08 do Gama também recebeu o caminhão para o recolhimento de carteiras, mesas e cadeiras sem uso, além de outros materiais. “Essa ação é muito importante porque alguns materiais se tornam sem utilidade com o passar dos anos. Ao recolhe-los, evitamos que fiquem juntos e se tornem foco da dengue em ambientes ao ar livre”, explica o diretor da unidade, Francisco Valdevino.

 

Com Dengue Não Dá

 

A modalidade da ação do projeto Com Dengue Não Dá varia de acordo com o público-alvo. Para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental o evento será realizado na modalidade palestra, mas para Escolas Classes e Centros de Educação Infantil será realizado nas modalidades teatro de fantoches e teatro interativo.

 

As inscrições para receber o projeto seguem abertas. As unidades escolares interessadas podem se inscrever por meio do link abaixo. A responsabilidade de organizar as turmas participantes é da escola e não há limites de vagas.

 

Faça sua inscrição

 

Veja o cronograma das próximas ações do projeto:

06/03 – CED Vargem Bonita – Park Way
08/03 – Escola Classe 407 Norte
13/03 – Centro de Educação Infantil 05 de Taguatinga

Governo do Distrito Federal