Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/12/23 às 14h29 - Atualizado em 14/12/23 às 14h32

Escritores mirins da EC 01 de Brazlândia se preparam para noite de autógrafos

108 alunos do 2º ao 5º ano escreveram e ilustraram as próprias histórias que serão autografadas nesta quinta (14)

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

Maria Gabriela, Maria Clara e Isabelly buscaram inspirações diferentes para escrever as respectivas histórias | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A noite desta quinta-feira (14) será especial para 108 alunos da Escola Classe 01 de Brazlândia, que durante o ano letivo escreveram e ilustraram livros, como resultado do trabalho interdisciplinar que envolveu leitura e escrita. Às 19h, os alunos, ou melhor, os escritores dos 2º e 5º anos da escola, participarão de uma noite de autógrafos como fechamento do projeto.

A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de linguagens e criatividades das crianças, tornando-se uma ferramenta essencial para incentivar futuros escritores.

 

 

A diretora da EC 01, Michelle Nayle de Jesus, explica que o objetivo do projeto é incentivar a leitura por parte dos estudantes. Portanto, vários livros e conteúdos foram trabalhados ao longo do ano letivo, sendo reservado o 4º bimestre para a produção de um livro. Nesse ano, 108 alunos do 2º ao 5º ano participaram e tiveram que escolher uma história que poderia ser de algum livro ou de uma inspiração pessoal. Em seguida, foi a vez de fazer as ilustrações.

 

Com o livro pronto, a escola buscou uma parceria para concretizar o lançamento. “Tem um programa que transforma a escrita e o desenho em livro. Então, a gente lançou os livros em uma plataforma digital. Então, todas as famílias têm acesso ao livro digital. Mas também todos os alunos tiveram seus livros impressos, embalados, como se fosse de uma grande livraria. Eles ficaram muito felizes em ver a obra pronta, em mãos. Foi uma alegria para todos ver esse trabalho pronto”, indicou a diretora.

 

Em 2023, o projeto ganhou força com a revitalização da biblioteca, que foi feita ao longo do ano e se tornou mais um atrativo do mundo da leitura para os estudantes. “As crianças vêm aqui o tempo todo. Muitos gostam de passar o horário do recreio aqui na biblioteca. Eles também levam o livro para casa e depois voltam, contando a história”.

 

Ao longo de 2023, a biblioteca da escola foi revitalizada como incentivo aos estudantes | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

Inspirações

 

Muitas foram as inspirações por parte dos estudantes. Entre bruxas e lobisomens, gatos guerreiros, tiveram também até histórias da vida real, como a de Maria Clara, 10 anos, do 4º ano. A pequena escritora conta que decidiu escrever a história da própria mãe, que tinha um sonho de ter uma farmácia, mas para isso, foi necessário mudar de cidade.

 

Eu optei por escrever a história do sonho da minha mãe. Ela queria ter uma farmácia em outra cidade e era difícil, pois ela morava longe. No fim, deu tudo certo. E hoje ela é feliz, porque tem a farmácia dela”, conta a estudante.

 

Mas o tema da fantasia foi predominante na criação dos alunos. Dentre as obras que vão ser lançadas, está “A Bruxa e o Lobisomem”, da Maria Gabriela Palmeira, 7 anos, do 2º ano. Ela narra que a história terminou feliz, graças aos saberes da bruxa que, após ser capturada pelo lobisomem, consegue fazer uma porção mágica de vulcão e baba de baleia para escapar.

 

Já outros alunos optaram por misturar a vida real com a ficção, como é o caso de Isabelly Sophia, 8 anos, também do 2º ano. Ela vem de uma família de professores, então resolveu criar uma história sobre uma professora de brinquedos. “Os brinquedos ganhavam vida e aprenderam lições de amizade, magia e diversão, porque tinham a orientação de uma super professora”, detalha.

 

Sem dúvida, a noite desta quinta (19) será inesquecível para os alunos da EC 01 de Brazlândia. O incentivo à leitura na educação infantil é um hábito que deve ser praticado e incentivado pela escola, assim como, pela família. A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de linguagens e criatividades das crianças, tornando-se uma ferramenta essencial para incentivar futuros escritores.

 

Ao todo, 108 alunos do 2º ao 5º ano escreveram e ilustraram as próprias histórias | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.

Governo do Distrito Federal