19/03/24 às 18h52 - Atualizado em 19/03/24 às 18h52

Estudantes participam da abertura do Programa Conhecendo o Parlamento 2024

Iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e a Câmara Legislativa do DF

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com profissionais da Câmara Legislativa do DF | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Nesta terça (19), estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará visitaram a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e participaram da cerimônia de abertura do programa Conhecendo o Parlamento de 2024. A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) e a CLDF, visa aproximar a juventude estudantil da Casa Legislativa através de palestras educativas, visitas guiadas e encontros com parlamentares.

Na cerimônia de abertura, realizada no auditório da CLDF, temas como a importância da educação na formação de uma sociedade cidadã e participativa nas decisões foram exaltados. O professor Felipe Melo, do CEM 01, reforçou a importância desse encontro entre a comunidade estudantil e a Casa Legislativa. “É uma iniciativa fundamental da Câmara Legislativa do DF, pra que a gente possa de fato exercer nossa cidadania e acompanhar o andamento das decisões”.

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Vera Lúcia Ribeiro, exaltou a importância de que os estudantes sejam protagonistas da própria história, o que perpassa sair da condição de passividade e assumir a frente nas reivindicações e na participação cidadã e também de atuar na prevenção à violência nas escolas.

A estudante Kamila Paz destacou a importância da visita para conhecer o trabalho executado pela CLDF | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Nesse sentido, durante a cerimônia, a participação dos alunos foi encorajada. A estudante Ana Júlia Galdino, por exemplo, fez um discurso sobre a importância de fortalecer a cultura de paz nas escolas. A aluna Kamila Paz também participou do evento e relatou ser muito importante conhecer o Parlamento. “Ficamos por dentro dos trabalhos executados, das leis. Muito importante ter esse contato, estar mais perto“, destacou.

Programa Conhecendo o Parlamento

A parceria entre a CLDF e a SEEDF oferece aos estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e do ensino médio os projetos “Cidadão do Futuro” e “Jovem Cidadão”, respectivamente. Eles têm como objetivo contribuir para formação política dos estudantes, com foco no exercício da cidadania; dentre outras ações.

Ambos os projetos prevêm a recepção dos estudantes nas dependências da CLDF para a participação de palestra, ministrada por servidor(a) da CLDF, e visita guiada. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (61) 3348-9205 ou pelo e-mail: conhecendooparlamento@cl.df.gov.br.