Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/05/24 às 17h46 - Atualizado em 10/05/24 às 14h50

Estudantes são certificados por curso de cidadania no trânsito

Iniciativa faz parte de parceria entre a SEEDF e Detran-DF

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Estudantes do ensino médio recebem certificados do curso Cidadania no Trânsito. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Conscientização no trânsito para a vida toda. Nesta quinta-feira (09), 128 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal marcaram presença na cerimônia de entrega de certificados do curso Cidadania no Trânsito, uma iniciativa parceira da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), que visa à formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de ensino médio da rede pública de ensino.

“O que une os dois órgãos

é a perspectiva de trabalhar

para uma educação no trânsito

cada vez mais eficiente”

– Luís Mauricio Montenegro

 

A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença do Gerente de Articulação e Integração de Projetos Estratégicos para o Ensino Médio da SEEDF, Luís Mauricio Montenegro, da Diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Paula Nunan, do professor da UnB e especialista em trânsito, Davi Duarte Lima, e do Gerente de Escola Pública de Trânsito, Marcelo Granja.

 

Para o gerente de articulação e integração de projetos estratégicos para o ensino médio da SEEDF, Luís Mauricio Montenegro, a importância da parceria entre a SEEDF e Detran-DF contribui para todos os envolvidos, alunos e professores, e fortalece a função educacional entre os órgãos na educação de trânsito.

 

O que une os dois órgãos é a perspectiva de trabalhar para uma educação no trânsito cada vez mais eficiente. Então é um dia em que a gente celebra essa parceria, consolida os resultados do trabalho que foi desenvolvido para os alunos e professores que passaram ao longo do curso por processo de formação e capacitação”, diz Maurício.

 

As alunas do CEMI de Taguatinga, Rebeca Luisa Carvalho, 17 anos, e Mariane Luizy, 17, aprenderam sobre cidadania e legislação no trânsito. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Também participaram da cerimônia a direção das escolas dos alunos formandos: Centro Educacional (CED) Incra 08 de Brazlândia; Centro de Ensino Médio e Integrado (CEMI) do Cruzeiro; Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará; Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Planaltina; Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Sobradinho e CEMI de Taguatinga.

 

As escolas exibiram os vídeos produzidos pelos alunos como requisito de conclusão do curso. Entre os temas, foram abordados legislação de trânsito, direção defensiva, noções de funcionamento do veículo, proteção ao meio ambiente e convívio social no trânsito, conscientização e cidadania.

 

As estudantes do Centro de Ensino Médio e Integrado (CEMI) de Taguatinga, Rebeca Luisa Carvalho, de 17 anos, e Mariane Luizy, 17, falam sobre a experiência no curso. “Amei participar, achei muito abrangente os conteúdos, pois abriram a minha mente para as questões importantes sobre cidadania e legislação de trânsito”, lembra Rebeca.

“Foi uma experiência incrível.

O curso nos ensina a ser

motorista e passageiro

conscientes e isso vai muito

além de saber dirigir ou ser

habilitado.”

– Mariane Luizy, 17 anos

 

Foi uma experiência incrível. O curso nos ensina a ser motorista e passageiro conscientes e isso vai muito além de saber dirigir ou ser habilitado. Os professores também foram incríveis e nos deram todo o suporte para os estudos”, finaliza Mariane.

 

Cidadania no Trânsito

 

O curso Cidadania no Trânsito é um dos eixos do programa Detran nas Escolas e visa à formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal, conforme previsto na Resolução nº 265/2007 do CONTRAN. O curso tem 90 horas de duração e ocorre em dois períodos de 45 horas, divididos em dois semestres.

 

Este é o terceiro ciclo do programa, realizado por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020, firmado entre a Secretaria de Estado de Educação do DF e o Detran-DF. Até o momento, aproximadamente 720 estudantes já foram atendidos nas 14 regionais de ensino participantes.

 

Queremos agradecer a cada gestor presente, a cada aluno e a todos os envolvidos neste projeto tão especial. Aqui é apenas a primeira etapa, onde esses alunos aprendem a parte teórica que o futuro condutor precisa fazer para realizar a prova teórica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quando esses alunos completarem seus 18 anos, poderão fazer a prova teórica sem precisar repetir as aulas, então eles saem ganhando de todas as formas”, explica o gerente Marcelo Granja.

Governo do Distrito Federal