Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/07/23 às 14h17 - Atualizado em 5/07/23 às 10h05

Evento orienta alunos da rede pública a encontrarem primeiro emprego

Estudantes do CED 01 da Estrutural participaram do Dia do Jovem Trabalhador na manhã desta terça-feira (4/7)

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, fala a 200 jovens sobre como conquistarem o primeiro emprego | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal que estão prestes a concluir o Ensino Médio estão em busca de oportunidades para se inserirem no mercado de trabalho. Na manhã desta terça-feira (4), cerca de 200 alunos do Centro Educacional (CED) 01 da Estrutural, uma das escolas cívico-militares do DF, participou do Dia do Jovem Trabalhador, voltado para promover a inserção de jovens em diversos ramos profissionais.

 

No evento, realizado pela Polícia Militar na Escola Técnica do Guará II, os estudantes assistiram a palestras educativas e motivacionais e receberam informações sobre o Programa Jovem Aprendiz, o Serviço Militar Obrigatório e os cursos técnicos do Sistema S (Sesi e Senai), que são caminhos para inserção na carreira profissional.

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou do evento e destacou a oportunidade dos estudantes aliarem os estudos com uma experiência profissional. “O programa é tudo o que a gente sonha: transformação. O jovem tem a oportunidade de aliar o estudo com uma experiência de jovem aprendiz para vislumbrar a sua inserção no mercado de trabalho. Conhecimento, trabalho e disciplina são fatores que impulsionam o jovem a crescer profissionalmente e ser protagonista da sua história”, enfatizou.

 

O Dia do Jovem Trabalhador faz parte do projeto político pedagógico do CED 01 da Estrutural e tem por objetivo construir e aprimorar as competências e habilidades necessárias para a formação e aprendizagem dos estudantes dos anos finais, com vistas ao mercado de trabalho.

 

Educação Profissional

 

As inscrições para os cursos de educação profissional técnica de nível médio e qualificação profissional da Secretaria de Educação (SEE) encerram-se nesta quarta-feira (5). Ao todo, são 5,5 mil vagas em dez unidades em todo o Distrito Federal.

 

Os cursos estão distribuídos em diferentes eixos tecnológicos, como informática, computação gráfica, telecomunicação, eletrotécnica, administração, entre outros. Cada candidato pode inscrever-se em apenas uma unidade, curso, turno e um tipo de vaga.

 

O interessado também deve observar os centros de educação disponíveis, sendo eles os de Brazlândia, Ceilândia, Guará, Planaltina, Plano Piloto e Taguatinga, e as unidades escolares do Centro Educacional 02 do Cruzeiro, Cesas e Cejaep-EaD.

 

Programa Jovem Trabalhador no DF

 

O Programa Jovem Trabalhador no DF é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal. O objetivo principal é proporcionar oportunidades de emprego e capacitação profissional para os jovens, visando o desenvolvimento de suas habilidades e o fortalecimento da sua empregabilidade.

 

Uma das principais características do Programa Jovem Trabalhador no DF é a parceria com empresas e instituições locais. O governo busca estabelecer convênios com essas entidades para que elas ofereçam vagas de trabalho destinadas aos jovens participantes do programa. Essas vagas podem ser tanto para estágios remunerados como para contratos de trabalho formais.

 

Além da oferta de oportunidades de emprego, o programa também oferece capacitação profissional aos jovens. São oferecidos cursos e treinamentos em diversas áreas, visando desenvolver as competências técnicas e comportamentais dos participantes. Essa formação auxilia na preparação dos jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e aumenta suas chances de obter uma colocação profissional.

 

Governo do Distrito Federal