Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/04/21 às 15h14 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Heróis das Olimpíadas Científicas

Competições acadêmicas estimulam estudantes da rede pública a transformarem suas vidas na vida adulta

 

Por Aldenora Moraes, da Ascom/SEEDF

 

Luísa Abreu ingressou no universo científico participando das Olimpíadas Científicas. Hoje, está concluindo o curso de Medicina | Foto: Robson Dantas, Ascom/SEEDF

 

“Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui”. Esses versos fazem parte da canção A Estrada, sucesso da banda carioca Cidade Negra. Eles traduzem com propriedade a jornada da universitária Luísa Abreu. “Estudei no Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia e comecei a participar das Olimpíadas Científicas porque meus professores incentivavam muito e acreditavam em nossa capacidade de superar os desafios”, relembra. O esforço foi recompensado pelas sucessivas vitórias nas competições e, após o ensino médio, na aprovação na faculdade de Medicina, na Escola Superior de Ciências da Saúde.

 

“A participação nas competições fez toda a diferença nas minhas escolhas acadêmicas. Ao longo da minha trajetória também tive a oportunidade de estabelecer relações com outras pessoas com os mesmos interesses e isso contribuiu para expandir meu universo”, afirma.

 

O podcast EducaDF desta semana aborda o universo das Olimpíadas Científicas. O talento dos estudantes das escolas públicas tem sido reconhecido pelas sucessivas vitórias nas competições. Confira o podcast nas plataformas de áudio.

 

As Olimpíadas Científicas popularizam e difundem a ciência e a tecnologia junto aos estudantes | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Paixão pela Ciência

 

Alessandra Lisboa é a gerente do Programa Olimpíadas Científicas (PrOCien) da Secretaria de Educação. Sua jornada profissional se confunde com a dos estudantes que acompanhou diariamente durante 12 anos em escolas públicas da Ceilândia. “Acompanho as conquistas deles. Em todos esses anos tenho visto jovens se encantando com o poder transformador da educação oportunizado pelas atividades desenvolvidas. Participar de uma Olimpíada Científica não se resume a fazer provas”, explica.

 

Conquistamos muitas premiações e tenho constatado que o protagonismo fortalece os projetos de vida dos estudantes❞

Alessandra Lisboa, gerente do PrOCien

 

 

A professora constatou que a ampliação da jornada escolar estimula o protagonismo dos jovens. “Conquistamos muitas premiações e tenho constatado que o protagonismo fortalece os projetos de vida dos estudantes. Há alunos que conheceram outros países como os Estados Unidos, a França e a Índia. Há outro estudante que hoje mora na Coreia do Sul. Além disso, tivemos centenas de aprovações em universidades públicas. Na graduação, a experiência deles nas Olimpíadas possibilitou o ingresso em projetos científicos remunerados”, destaca Alessandra.

 

Com a pandemia, as competições têm sido realizadas de forma on-line e o PrOCien permanece incentivando a participação dos estudantes das escolas públicas. Ainda de acordo com a gerente, “a premissa é o despertar de talentos, colaborar com as aprendizagens, itinerários formativos e desenvolvimento dos estudantes”, enfatiza.

 

A Jornada do Herói

 

O estudante Igor Magri representou o Brasil na Índia, em 2012, quando era estudante do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia. Astronomia, Astronáutica, Robótica, Oceanografia, História, Geografia, Matemática e Física são algumas das Olimpíadas científicas que ele participou. “Não foram meras competições, mas momentos de aprendizagem e de superação pessoal. Por meio delas conheci mundos que eu não conhecia. Devo muito às Olimpíadas pelas minhas conquistas”, enfatiza Igor.

Leia também
7a Olimpíada de Língua Portuguesa
IV Olimpíada Brasileira de Cartografia
Olimpíada Brasileira de Química do Distrito Federal e Entorno
Novo calendário das Olimpíadas científicas e pedagógicas
Olimpíada de Matemática engaja alunos do CEF 12

 

Quando concluiu o ensino médio, o estudante ingressou no curso de Relações Internacionais. Por meio de um convênio da universidade, ele apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na França. Durante a apresentação fez questão de vestir a camiseta idealizada pela escola para uma das competições científicas. “Quis mostrar que cheguei àquele momento por conta do apoio que tive durante a minha caminhada acadêmica”, destaca.

 

 

Governo do Distrito Federal