Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/22 às 15h09 - Atualizado em 24/03/22 às 10h25

Jogos Escolares do DF 2022

As unidades de ensino terão de 21 de março a 1º de abril para registrarem as equipes nas modalidades coletivas

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada. Foto: Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

 

Novamente realizado em competições presenciais após dois anos de pandemia, os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) estão com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (21) até o dia primeiro de abril. Nesse período, poderão ser feitas inscrições apenas para as modalidades de esportes coletivos. As modalidades individuais terão um calendário específico a ser anunciado.

 

As escolas que enviarem o Termo de Adesão na etapa regional (modalidades coletivas) estarão isentas de enviar na etapa Distrital, seja para modalidades coletivas ou individuais.

 

Podem participar escolas e estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública e privada.

 

Inscrições e informações
     JEDF 2022     

 

A etapa Regional é a fase inicial. Disputada pelas escolas públicas e particulares que pertencem a cada uma das 14 coordenações regionais de ensino. Os primeiros colocados, em cada categoria e modalidade, avançam para as competições Distritais. Os vencedores desta etapa serão os representantes nas disputas nacionais.

 

Os jogos serão disputados em duas categorias, estudantes atletas na faixa etária de 12 a 14 anos (nascidos em 2008, 2009 e 2010); e a dos alunos atletas na faixa etária de 15 a 17 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007). As modalidades de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididos nas idades de 11 e 12 (nascidos em 2010 e 2011) e de 13 a 15 (nascidos em 2007, 2008 e 2009).

 

As competições da etapa regional, modalidades coletivas, categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos vão acontecer nos meses de abril e maio. Já a fase distrital, modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, serão realizadas em junho. E a categoria 12 a 14 anos, também da etapa distrital, será realizada de junho a agosto.

 

Os alunos devem estar matriculados até o dia 30 de abril do ano letivo e frequentando regularmente a escola. Foto:Vladimir Luz, Ascom/SEEDF

 

Ferramenta pedagógica

 

Integrar e socializar os estudantes são os objetivos dos jogos. O gerente de Desportos da Secretaria de Educação, Marcelo Ottoline, ressalta a importância do esporte na educação. “É uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens da capital do país. Permite vivenciar os extremos das emoções e incorporar valores que permitem o convívio harmonioso em sociedade, com soluções de conflito sem o uso de violência”, observa Marcelo.

 

Ele lembra também que os alunos que se destacam têm a oportunidade de participar de competições nacionais, conhecendo outros Estados e suas culturas. “Acredito que as oportunidades vão além. Eles têm grandes chances de adquirir até mesmo uma bolsa universitária. Sem contar a possibilidade de reforço na renda familiar, com o benefício dos programas bolsa atleta, federal e/ou distrital. Certo mesmo é que com a participação nesta ação, nossos jovens se tornarão melhores cidadãos“, completa o gerente.

 

Modalidades

 

Os estudantes atletas podem competir nos seguintes esportes:

Coletivos  

➔  

● Basquetebol

● Futsal

● Handebol

● Voleibol

Individuais  

 

● Atletismo

● Atletismo Adaptado

● Badminton

● Ciclismo

● Ginástica Rítmica

● Ginástica Artística

● Judô

● Karatê

● Luta Olímpica/ Wrestling

● Taekwondo

● Natação

● Tênis de Mesa

● Voleibol de Praia

● Xadrez

 

Documentação

 

Além de estarem matriculados até o dia 30 de abril do ano letivo e frequentando regularmente a unidade de ensino, os estudantes devem apresentar alguns documentos no ato da inscrição. As mesmas devem ser apresentadas pelos integrantes técnicos das equipes.

 

Etapa Regional: documento com foto e data de nascimento (carteira de estudante, carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte), expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada.

 

Etapa Distrital: carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte, expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada. Não será aceita carteira de estudante.

 

Jogos Escolares

 

Os Jogos Escolares do DF são realizados anualmente pelo Governo do Distrito Federal e fazem parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 6.069.

 

Governo do Distrito Federal