6/03/23 às 15h41 - Atualizado em 17/05/23 às 15h10

Mais uma unidade escolar inaugurada em São Sebastião nesta segunda-feira (3)

Aulas já foram iniciadas na escola que tem capacidade para atender mais de 200 estudantes

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

Uma nova unidade da rede pública de ensino foi inaugurada nesta segunda-feira (6). A Escola Classe Morro da Cruz, em São Sebastião, tem capacidade para atender 216 estudantes e está em funcionamento. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, inaugurou o espaço e acompanhou o primeiro dia de aula das crianças.

A unidade funciona no mesmo prédio do Centro Interescolar de Línguas de São Sebastião (CIL), localizado no Complexo Educacional Zumbi dos Palmares. Atualmente, a EC Morro da Cruz tem 18 professores atuando no local. As crianças estão matriculadas na educação infantil (1° e 2° períodos) e no ensino fundamental (anos iniciais). São 12 salas de aulas no turno matutino e seis salas no turno vespertino para receber os estudantes.

Secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participa do primeiro dia de aula dos estudantes da Escola Classe Morro da Cruz. Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

Esse espaço é muito bom para atender a comunidade e é uma alternativa boa para acolher as crianças. Nossos estudantes estão bem acomodados enquanto a obra da Escola Classe Morro da Cruz não é licitada. O local está acolhendo e atendendo muito bem as crianças, inclusive as da comunidade Warao”, afirma Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF.

Cláudio Tavares e Ana Clara Vieira, ambos de 9 anos, estão animados com o início das aulas. “Estava com saudade da escola. Estou gostando de tudo”, conta Cláudio, que está no 5º ano do ensino fundamental. A amiga completa: “a estrutura da escola é boa e estou feliz de poder voltar aos estudos”, conta Ana Clara, que cursa o 4° ano.

Cláudio e Ana Clara têm 9 anos, moram na região de São Sebastião e estão animados com a nova escola. André Amendoeira, Ascom/SEEDF

A criação Escola Classe Morro da Cruz está na Portaria Nº 109, publicada no Diário Oficial do dia 10 de fevereiro deste ano. “Tiramos do papel e estamos transformando em realidade a Escola Classe Morro da Cruz. Hoje é o início e, no futuro, levaremos para uma estrutura maior. Hoje não temos carência de vagas em São Sebastião. Os novos alunos podem ser encaminhados para a nova sede do Centro Educacional (CED) Zumbi dos Palmares, inaugurado na última sexta-feira (03), ou para a Escola Classe Morro da Cruz”, frisa Grazielle de Sousa, coordenadora da Regional de Ensino de São Sebastião.

Acolhimento de crianças Warao

A Escola Classe Morro da Cruz também recebe 34 crianças do povo Warao, indígenas da Venezuela. A Secretaria de Educação do DF tem trabalhado com adaptação desses estudantes para que ocorra o respeito e a interconexão entre as culturas. “A Secretaria também precisa fazer esse trabalho de acolhimento porque as crianças não se identificam com ensino regular tradicional e a evasão escolar é um desafio. Por isso, estamos fazendo um projeto que busca trazer as crianças para a escola, mas numa perspectiva de ensino que mantenha a cultura e e a tradição. O projeto conta com uma professora que fala espanhol e uma pessoa da comunidade Warao. Todas essas questões relacionadas a cultura do povo Warao estão sendo inseridas no projeto com objetivo de alfabetização”, conta Bárbara Ribeiro, professora da Escola Classe.

Inauguração EC Morro da Cruz