22/09/23 às 19h07 - Atualizado em 22/09/23 às 19h21

Merendeiras de Planaltina mostram criatividade com ingredientes do Cerrado

As duas vencedoras que passaram para a semifinal utilizaram abacaxi, maracujá e mandioca

Tainá Morais, Ascom/SEEDF

As merendeiras Mar-Lucy Pereira (esquerda) e Ana Paula Cardoso irão representar Planaltina na semifinal do concurso Sabor de Escola | Foto: Vinícius Gabriel, Ascom/SEEDF

A merendeira Mar-Lucy Pereira do CEF Saúde de Planaltina, uma das participantes da segunda edição do Concurso Sabor de Escola, promovido pela Secretaria de Educação, surpreendeu a todos com sua receita. Ela preparou uma carne suína com um molho de maracujá com adicional de abacaxi, que encantou os paladares dos jurados. A candidata foi uma uma das selecionadas para representar a região de Planaltina na etapa da semifinal do concurso. A classificação de duas merendeiras da Regional de Ensino aconteceu na tarde desta sexta-feira (22).

Os frutos do cerrado são de extrema importância na merenda dos alunos. Além de serem ricos em proteínas e vitaminas, nós conseguimos explorar o alimento que às vezes muitos desses estudantes não tem o privilégio de comer”, explica Mar-Lucy.

Outra concorrente que também foi classificada para a semifinal da competição, Ana Paula Cardoso, do CEM 01 de Planaltina, não ficou para trás. Ela trouxe até os pratos dos jurados um rocambole de carne acompanhado do purê de mandioca, que, segundo a candidata, foi uma opção fundamental para conquistar a aprovação da plateia e também dos jurados.

É uma oportunidade incrível de mostrar nossa criatividade e também de valorizar os sabores da nossa região. O Cerrado tem uma riqueza de ingredientes que muitas vezes são subestimados, e eu quis mostrar que podemos fazer pratos deliciosos com eles”, destaca.

Dois dias de competição

Etapa da Coordenação Regional de Ensino de Planaltina teve dois dias de competição | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

O primeiro dia de competição da etapa de Planaltina aconteceu na manhã da quinta-feira (21) e contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria de Educação, Isaías Aparecido, que incentivou as participantes. “Vocês já são mais que vencedoras. Nossos profissionais merecem ser valorizados. Eles fazem isso com muito amor, dedicação, carinho e a Secretaria de Educação vem avançando todos os dias na qualidade e na preparação da alimentação escolar. São mais de 590 mil refeições servidas por dia”, afirma.

O Concurso Sabor de Escola não apenas promove a criatividade culinária, mas também valoriza a cultura e os ingredientes regionais. Durante os dois dias de competição, as 28 merendeiras que participaram da etapa de Planaltina, verdadeiras artistas da cozinha escolar, demonstraram como a alimentação nas escolas pode ser saborosa e nutritiva ao mesmo tempo.

Uma das talentosas chefes de cozinha, Rosilane Batista, que conquistou o segundo lugar na primeira edição do concurso Sabor de Escola, relembrou como foi a experiência vivida no ano passado. Para ela, a competição não é apenas sobre ganhar, mas sobre celebrar a paixão pela culinária e servir refeições deliciosas às crianças da escola.

Rosilane Batista ficou com o 2º lugar na primeira edição do concurso Sabor de Escola | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

Apesar de não ter levado o título de campeã e nem classificado para a próxima etapa desta vez, a oportunidade de participar já me fez sentir como uma vencedora. É muito importante a merenda escolar não apenas para nutrição, mas também como uma experiência saborosa que enriquece a vida dos alunos”, disse.

Com sabores autênticos do Cerrado e abordagens inovadoras na mesa, as classificações do concurso Sabor de Escola continuam até o dia 26 de outubro nas próximas Regionais de Ensino que faltam receber a seletiva.

Sabor de Escola