18/09/23 às 20h12 - Atualizado em 19/09/23 às 8h37

Sabor de Escola: pratos recebem aprovação dos estudantes

Alunos compõem o júri especial para degustação e avaliação das receitas

Ícaro Henrique e Tainá Morais, Ascom/SEEDF

Estudantes fazem parte do time de jurados. Pablo Kauã, 13 anos, do Centro Educacional (CED) 01, do Itapoã, adorou a experiência | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

A etapa regional do concurso Sabor de Escola chegou ao Paranoá nesta segunda-feira (18). O evento anual que enaltece a culinária nas escolas públicas do Distrito Federal traz estudantes para fazer parte do time de jurados nas Coordenações Regionais de Ensino, que degustam e avaliam os pratos criados pelas merendeiras.

O Sabor de Escola, que reconhece as habilidades culinárias das merendeiras que nutrem os estudantes diariamente, está oferecendo uma experiência única para os alunos. Eles avaliam os pratos com base em critérios como sabor, apresentação, criatividade e valor nutricional e suas opiniões desempenham um papel crucial na determinação dos vencedores de cada etapa do concurso.

Estar entre os jurados é motivo de muita alegria para o estudante Pablo Kauã, 13 anos, do Centro Educacional (CED) 01, do Itapoã, que precisou chegar mais cedo na escola na manhã desta segunda-feira (18), mas por uma boa razão. “Eu adoro comer, comigo não tem tempo ruim pra comida”, brinca Pablo. “Foi uma experiência única poder ter participado, o que eu mais gostei de provar foi o mousse de morango”, acrescentou sem dar spoiler da sua avaliação.

20 merendeiras do Paranoá estão da disputa para classificação para a semifinal do concurso Sabor de Escola | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

A estudante Maria Júlia, 14, também do CED 01 do Itapoã, aprovou a ideia de colocar os alunos como parte do júri responsável por avaliar os pratos. “Eu me senti muito importante em ter participado, pois somos nós estudantes que comemos a comida que é oferecida na escola”, conta Maria Júlia. “Os meus pratos preferidos do dia foram o mousse de morango e a paleta suína ao molho ferrugem”, completa.

O concurso não apenas oferece aos estudantes uma oportunidade de saborear e avaliar a comida escolar, mas também promove um ambiente de respeito e valorização das merendeiras e de suas habilidades culinárias. A participação ativa dos alunos reforça a ligação entre a comunidade escolar e nutre um apreço pela culinária saudável e saborosa.

A merendeira Tatiana Santos, que preparou uma panqueca de batata doce, fala do prazer em cozinhar para as crianças. “Todos os alimentos que preparamos são feitos com amor, e escolhemos as melhores opções para dar um tchan nos pratos que servimos aos estudantes”, destaca.

Etapa Regional Paranoá

Cozinheiros estiveram à frente da cozinha na elaboração dos pratos como o strogonoff com salada | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF

Ao todo, 20 merendeiras ou merendeiros estão da disputa para classificação para a semifinal do concurso Sabor de Escola. Pela manhã seis cozinheiros estiveram à frente da cozinha na elaboração dos pratos: strogonoff ao molho de cenoura; lasanha de pão; porquinho da vovó; paleta suína ao molho ferrugem; polenta de frango e mousse de morango.

Na parte da tarde mais sete competidores participaram com os seguintes propostas: macarronoff; strognoff de frango com salada tropical; panqueca de batata doce com carne moída; feijão tropeiro com paleta suína; macarrão de forno com almondegas; arroz com cenoura e açafrão, kafta e vinagrete e frango gratinado com arroz de brócolis.

O resultado final da etapa regional acontece, nesta terça (18), pela manhã, após a competição de mais participantes. Os jurados vão escolher dois representantes, que automaticamente serão classificados para a próxima fase do concurso que é a semifinal.

Etapa Itapoã do concurso Sabor de escola 2023- fotos: jotta casttro