21/10/21 às 16h05 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Parceria com o Poder Legislativo

Deputados do DF destinaram R$ 154,5 milhões às escolas por meio de emendas nos últimos dois anos

Málcia Afonso | Ascom/SEEDF

Veras, Gomes, Hélvia Paranaguá, Vigilante e Jânio durante encontro na EAPE

Para agradecer a parceria com a pasta e a alocação de recursos do Orçamento Distrital em ações educacionais, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, recepcionou deputados distritais num café da manhã realizado na sede da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) na manhã desta quinta-feira (21).

Só na rubrica do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), as emendas parlamentares destinadas à educação somam, neste ano, R$ 76,5 milhões. Os recursos financiaram melhorias na infraestrutura da rede pública de ensino.

O PDAF é a principal fonte de financiamento da educação escolhida pelos deputados distritais para apoiar a rede pública de ensino. Por este programa, as escolas recebem recursos para fazer pequenas reformas, reparos, melhorias ou adquirir bens que se incorporam ao patrimônio das escolas.  Isso vai desde a construção ou cobertura de quadras esportivas e parquinhos a benfeitorias como pintura, reforma de pisos e banheiros, além da compra de equipamentos, computadores e impressoras.

Em 2020,foram mais R$ 78 milhões alocados pelos deputados distritais nesta rubrica do orçamento do DF.

“De coração agradeço a vocês pelas emendas liberadas para a Eape e à Educação como um todo. Depois da liberação de emendas, que se tornou uma tradição na rede, a qualidade das nossas escolas é outra. Imagine uma secretaria que tem poucos engenheiros e arquitetos cuidar de uma rede de 686 escolas?”, disse Hélvia Paranaguá.

Júlia Lucy (D) com a secretária de Educação: “Emenda para a escola é um presente para o parlamentar”. Foto: Mary Leal | Ascom/SEEDF

Júlia Lucy (Novo) disse que se sente agraciada com a oportunidade de poder destinar recursos às escolas. “A criança quando chega numa escola bonita, limpa, colorida, ela recebe uma mensagem de que ela é importante. Então, é importante lutar pela beleza das escolas, pela segurança da infraestrutura, pela sanidade do ambiente. Então, a oportunidade de aportar emenda diretamente para as escolas é um presente pra nós parlamentares”,  disse a parlamentar.

O deputado Guarda Janio (PROS) enalteceu o papel da Eape, que é a escola formadora de todos os profissionais de educação da rede pública. “Mais do que justo que os parlamentares contribuam com emenda e o próprio Poder Executivo dê continuidade. Uma escola como a Eape, que só perde aqui para a Universidade de Brasília (UnB), às vezes, fica até no anonimato. Quem está lá na ponta, às vezes, não enxerga a evolução”, afirmou.

O deputado distrital José Gomes (PTB), destacou que as mudanças começam pela Educação. “É importante essa parceria do Legislativo com a Secretaria,  para que a gente tenha lugares mais adequados e melhores para os professores, categoria que merece todo nosso respeito e toda nossa dedicação”, afirmou.

O  Professor Reginaldo Veras (PDT) ressaltou o papel dos gestores.  “Hoje, por ano, o total de emendas destinadas às escolas chega a mais de R$ 80 milhões. Com o gestor aplicando os recursos, ele consegue fazer milagre, reduzir em até dois terços o valor de uma obra, e isso vem transformando a cara da escola”, avaliou.

Os deputados Arlete Sampaio (PT) e Agaciel Maia (PL) enviaram representantes. Estavam presentes ao encontro todos os seis subsecretários e chefes de unidades da Secretaria de Educação. superior em 2020, é o maior da história