Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/05/22 às 9h06 - Atualizado em 17/05/23 às 15h11

Parceria da Saúde com a Educação assegura vacinação

Comunidade e estudantes puderam ser imunizados na Escola Classe 1 de Sobradinho

Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Margareth Lourenço

 

As ações de vacinação em escola são fruto de parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde. Foto: Tony Winston/Agência Saúde DF

 

A Escola Classe 1 de Sobradinho abriu as portas, neste sábado (21), para receber crianças, adultos e idosos que precisam colocar a vacinação contra a covid-19 em dia. São oferecidas primeira e segunda dose para todo o público vacinável, a partir de quem tem 5 anos; dose de reforço para os maiores de 18 anos e quarta dose para maiores de 60 anos.

 

A diretoria da unidade escolar se preparou para garantir uma boa cobertura vacinal para os alunos e os pais. Hoje também foi dia de reunião escolar para acompanhamento das atividades dos estudantes. Isso garantiu um bom número de pais e filhos, que aproveitaram a data para se imunizar.

 

Alberton Lyon foi conversar com as professoras sobre o aproveitamento escolar do filho, Rafael Ribeiro, e os dois saíram da escola com vacina no braço. O adulto tomou a dose de reforço, que estava atrasada, e a criança recebeu a primeira dose do imunizante. “Resolvemos as duas coisas“, disse Alberton.

 

A diretoria da Escola Classe 1 de Sobradinho, Eila Almeida, ressalta a importância da integração com a comunidade. Foto: Tony Winston/Agência Saúde DF

 

A diretora da unidade escolar, Eila Almeida, reforçou a importância de ações que promovem a integração da escola com as famílias. “Traz a comunidade para dentro da escola, gera uma identificação”, comentou.

 

Mas a vacinação não está restrita à comunidade escolar. A aposentada Helena Silva Costa, 77 anos, aproveitou para receber a sua quarta dose, a segunda de reforço. “Ajudou muito ser perto de casa“, comemorou. Quem estava com a dose de reforço atrasada, como o bombeiro civil Francisco Pinheiro também pôde colocar o cartão de vacina em dia. “É importante. Tem que tomar”, reforçou.

 

Helena Silva recebeu a quarta dose em escola de Sobradinho. Foto: Tony Winston/Agência Saúde DF

 

Nesta semana, a Secretaria de Saúde apresentou números que mostram a baixa cobertura da dose de reforço, principalmente na população de 20 a 40 anos, que tem reunido 50% dos novos casos.

 

A parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação deve se repetir nas próximas semanas até o fim do mês de junho. Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos, em 16 de janeiro deste ano, pouco mais de 130 mil receberam a primeira dose, cerca de 50% do público estimado. A segunda dose foi aplicada em 79 mil crianças, aproximadamente 30% da população de 5 a 11 anos, calculada em 268 mil indivíduos, pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal, a Codeplan.

 

Governo do Distrito Federal