Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/21 às 16h20 - Atualizado em 8/03/21 às 17h18

Perguntas e respostas

▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂▂ img-responsiva

 

 

Compartilhe img-responsiva


img-responsiva


img-responsiva


img-responsiva

 

 

Escola em Casa DF↷

▎As atividades não presenciais são obrigatórias

 

💬 É obrigatória para os estudantes a retomada das aulas mediadas?

O retorno do estudante por meio das aulas não presenciais é obrigatório e valerá como dia letivo. Quem não retornar terá falta. O estudante terá que fazer as atividades pedagógicas na plataforma Escola em Casa DF – Google Educação ou por meio de material impresso, no caso daqueles que não tiverem como utilizar a plataforma. Enquanto durar o período não presencial, ele receberá falta caso não realize as atividades propostas pelos seus professores, postadas na plataforma, bem como aquelas propostas e entregues em material impresso.

 

💬 Como serão garantidos os conteúdos e dias letivos?

A partir da comprovação das tarefas realizadas, que serão convertidas em presenças – dia letivo.

 

💬 Qual o principal benefício da plataforma?
A plataforma apresenta a vantagem de manter a interação entre os estudantes e seus professores na mesma escola e turma onde estão matriculados.

 

É importante que os estudantes ou seus familiares mantenham atualizados seus endereços residenciais e contatos por e-mail e telefone. Os estudantes que ainda não foram contatados por suas escolas devem procurá-las, tanto para atualizar seus dados como para receber orientações sobre material impresso. Seu acompanhamento será feito mediante a entrega de suas atividades na escola. Elas serão analisadas pelo professor regente da turma. A periodicidade e a organização da entrega e retirada das atividades impressas serão definidas pela própria escola, sendo que o tempo máximo para a entrega será sempre até o término de cada período letivo (bimestre/semestre).💬 Como será distribuído o material impresso e o acompanhamento para aqueles que tiverem dificuldades de acessar a Internet?

 

A entrega e retirada dos impressos seguirão protocolos e recomendações das autoridades de saúde e de vigilância sanitária e epidemiológica.

 

💬 Como são os impressos?

São principalmente livros didáticos, paradidáticos e de literatura adotados pela Secretaria de Educação, além de material didático produzido pelos professores da EAPE e das próprias escolas.

 

Está com dúvidas↷

▎O Escola em Casa DF responde

 

💬 Como os estudantes sem acesso à plataforma poderão tirar dúvidas com os professores?

Nas atividades por escrito entregues pela escola, o professor reservará um espaço para o estudante colocar suas dúvidas por escrito. Caso seja urgente, o estudante deverá entrar em contato com sua unidade escolar para que a instituição contate o professor.

 

💬 Como tirar as dúvidas sobre os conteúdos e atividades daqueles que utilizam a plataforma?

Em todas atividades ou recados na plataforma Google Sala de Aula existe um espaço para que o estudante coloque suas dúvidas ou comentários.

 

💬 Como proceder se tiver dificuldade de acesso?

Basta procurar a Secretaria Escolar.

 

Provas↷

▎Seja qual for a opção mediada, você será avaliado

 

💬 Como será feita a avaliação dos estudantes durante o ensino mediado?

Os professores vão atestar a presença e avaliar os estudantes por meio de um portfólio ou webfólio de atividades, por componente/unidade curricular ou área do conhecimento, entregues ao longo de cada período letivo (bimestre/semestre). Esse portfólio ou webfólio poderá ser postado na plataforma Escola em Casa DF ou entregue, de forma impressa, diretamente na escola. No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a entrega deverá acontecer ao final de cada módulo ou semestre letivo. Respeitando a autonomia do professor a escola pode adotar também outros instrumentos e procedimentos de avaliação, tais como provas, projetos de pesquisas e relatórios, entre outros, conforme suas especificidades e propostas pedagógicas.

 

💬 Como será o registro de presença nas atividades pedagógicas não presenciais?

Será implementada a funcionalidade da presença indireta (PI) no Diário de Classe Web. Para fins de cômputo da frequência ao final do ano letivo de 2020, não existirá diferença na escrituração escolar entre presença indireta (PI) e a presença nas atividades presenciais, considerando que ambas, ao final do ano letivo terão valor de “presença”.

 

💬 Os estudantes que apresentarem atestados médicos terão a presença lançada como horas indiretas?

Não. Serão mantidas as mesmas regras para o registro da FJ (Falta Justificada).

 

💬 O estudante terá aula com todos os seus professores do presencial?

Sim, mesmo que remotamente, todos os professores deverão acompanhar e orientar, pela plataforma, as atividades dos estudantes; ou ainda os  acompanharão enviando e recebendo as atividades pedagógicas impressas, quando for o caso.

 

💬 Como fica o Enem?

O Enem 2020, de acordo com anúncio do Ministério da Educação (MEC),  será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

 

É pai, mãe ou responsável↷

▎Frequência escolar

 

💬 Como a frequência do estudante será registrada?

No caso da plataforma, é possível visualizar os dias de acesso, contabilizando a frequência. Quem não tiver acesso receberá material impresso e a frequência será atestada com a entrega das atividades realizadas.

 

Acessibilidade↷

▎Variedade de possibilidades facilita o acesso

 

💬 Como acontecerá o atendimento não presencial dos estudantes da Educação Especial?

Por diversos canais, tais como  plataforma, orientações por telefone e contatos via WhatsApp e material impresso. Essa variedade de possibilidades é importante para garantir o acesso de todos às aulas remotas, respeitadas as suas especificidades.

 

💬 Como será o atendimento do ensino em tempo integral?

O atendimento acontecerá da mesma maneira como está sendo feito para as demais áreas da rede pública.

 

Condições de vulnerabilidade↷

▎Todos serão atendidos, ninguém ficará de fora

 

💬 Como será o atendimento aos estudantes em situação de rua atendidos pela Escola Meninos e Meninas do Parque (EMMP)?

A escola usará somente material impresso, devido à impossibilidade de acompanhamento on-line pelos professores. Também haverá uma ação conjunta para estabelecer locais onde esses estudantes possam realizar as tarefas.

 

💬 Como será o atendimento às populações em condição de vulnerabilidade, como das escolas do campo e das comunidades indígenas?

Serão entregues materiais impressos para todos que não tiverem condições de acesso à plataforma.

 

💬 Como acontecerá o atendimento aos estudantes em situação de acolhimento institucional?

Os responsáveis pelas unidades de acolhimento, sejam governamentais ou não governamentais, foram orientados a equipar com computadores os pátios ou as salas de ampla circulação ou ainda qualquer outro espaço que permita a projeção de aulas. Também será feita a entrega de material impresso. Tudo é conduzido pelos responsáveis pelas instituições em parceria com as Unidades Regionais de Educação Básica – UNIEBs e com as unidades escolares em que esses estudantes estejam matriculados, sempre evitando aglomerações.

 

💬 Como promover a educação daqueles estudantes filhos de pais que trabalham informalmente e ficam o dia fora de casa?

A proposta da plataforma virtual é incentivar o protagonismo dos estudantes na aprendizagem. Nesse sentido, o estudante terá o apoio dos professores, além de instruções específicas com o objetivo de tornar a plataforma ainda mais acessível a todos.

 

💬 Como podemos orientar os pais ou familiares de estudantes que não são alfabetizados?

Professores, coordenadores e gestores das unidades escolares vão orientar os familiares que não são alfabetizados por meio de mensagens de áudio via WhatsApp e ligações telefônicas. Se necessário, farão atendimento presencial individualizado, adotando os cuidados recomendados em relação à prevenção da covid-19.