Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/05/23 às 16h59 - Atualizado em 18/05/23 às 9h41

Profissionais se preparam para Semana Distrital do Brincar

Encontro sugeriu brincadeiras para serem feitas com os alunos

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

Semana do Brincar acontece no período de 22 a 26 de maio | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

A essência da educação infantil é o brincar”. Com essa frase a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF, Beatriz Oliveira Costa, definiu a importância da Semana Distrital do Brincar, marcada para acontecer entre os dias 22 a 26 de maio nas escolas da rede pública do DF. Na manhã desta terça-feira (16), cerca de 170 professores da rede pública, pedagogos, monitores e coordenadores receberam sugestões de brincadeiras que podem ser feitas com os estudantes.

 

A preparação para a Semana Distrital do Brincar, chamada de Encontro de Vivências do Projeto Brincar, ressaltou o brincar como direito dos bebês e das crianças, foi realizada na Escola Parque da 313/314 Sul. A celebração do ato de brincar faz parte do calendário escolar anual e este ano tem o tema: “Identidade e diversidade na educação infantil. Eu sou assim, e você, como é?”.

 

O evento busca resgatar o sentimento de que a brincadeira é o ponto forte da educação infantil”, explicou a diretora. Segundo ela, não há atividade desenvolvida na educação infantil que não seja pela brincadeira.Às vezes, o educador, nas atividades do dia a dia, esquece o brincar com as crianças e fica muito mecânico. Há uma série de oportunidades dentro da escola que se pode aproveitar. Há um mundo imaginário que devemos resgatar”, completou.

 

O coordenador pedagógico Igor Leonardo Santos Ferreira disse que o encontro “é uma forma de aprender novas práticas pedagógicas e de auxiliar os professores nessa dinâmica com as crianças, sempre pensando no brincar da melhor maneira e buscando formas de adequar às crianças ao que é orientado no currículo em movimento”.

 

Professores receberam sugestões de brincadeiras que podem ser trabalhadas com os alunos | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

O momento foi marcado por muita brincadeira e informação sobre o brincar como direito da criança. Durante o evento, foram propostas atividades lúdicas para envolver crianças, familiares e educadores. A ideia é levar novas práticas e conhecimento às unidades de ensino infantil para que sejam desenvolvidas ao longo de todo ano escolar, e não apenas durante a Semana do Brincar.

 

Os profissionais tiveram vivências de brincadeiras que podem ser trabalhadas com os alunos, além de terem experimentado o prazer de estarem brincando como se fossem crianças”, ressaltou a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do DF.

 

No mesmo espaço, no qual foi desenvolvida a atividade, crianças observavam, curiosas, os adultos brincando. Isadora Oliveira Ramos, 10 anos, estudante da rede pública, ficou de olho nas brincadeiras. “Na escola, eu gosto de brincar e de estudar. Eu gosto de brincar de polícia e ladrão, e também de pique-esconde. De matéria, eu gosto de matemática. E quando eu for adulta, quero ser lutadora e professora de creche”, disse a pequena.

 

Sobre a Semana do Brincar

 

A Semana do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada, em 1998, como o Dia Internacional do Brincar.

 

No Distrito Federal, a Semana do Brincar foi instituída pela Lei Distrital 13.257/2016, e, desde então, é realizada todos os anos, no período de 22 a 26 de maio, nas unidades que ofertam a educação infantil.

 

Semana do Brincar

 

 

 

Governo do Distrito Federal