Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/21 às 19h27 - Atualizado em 14/12/21 às 19h35

Jovem Senador está com inscrições abertas

Vencedores serão parlamentares por uma semana no Congresso Nacional

Redação, Ascom/SEEDF

 

Inscrições vão até 18/3/2022

 

Chegou a hora estudante do Distrito Federal de mostrar seu talento em redação e ainda fazer parte de um importante papel democrático para a cidadania brasileira: a apresentação de um projeto de lei. As inscrições para o projeto Jovem Senador já estão abertas e vão até 18/3/2022. Para se inscrever, é preciso cursar o ensino médio e participar de um concurso de redação, enviando um texto com o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

 

O projeto é uma iniciativa do Senado Federal  e tem o objetivo de levar o estudante para mais perto do Poder Legislativo.  No total, serão 27 Jovens Senadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

 

Como participar

 

A escola faz a primeira seleção da melhor redação e envia para a regional de ensino. Os textos selecionados em cada regional vão para a banca da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação, que, por sua vez, aprova três redações a serem encaminhadas ao Senado Federal.

 

Premiação

 

Como prêmio, os vencedores e seus professores orientadores irão participar da Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá entre os dias 27/6 e 1/7/2022. Durante a experiência, os jovens senadores elaboram proposições legislativas que podem ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

 

Iniciativa

 

Esta é a 10ª edição do Jovem Senador, um programa que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores. Desde o início do projeto, já foram apresentadas 54 proposições, sendo 40 foram aceitas como projetos de Lei do Senado e 2 como Proposta de Emenda à Constituição.

 

Calendário Jovem Senador 2022

 

Entrega das redações na escola: até 18/3

Seleção dos finalistas estaduais: até 18/4

Anúncio dos 27 Jovens Senadores selecionados: 6/5

Anúncio pelo Senado do vencedor do Concurso de Redação: 11/5

Semana de Vivência Legislativa: 27/6 a 1º/7