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30/08/20 às 21h32 - Atualizado em 6/02/24 às 14h34

Secretaria de Educação abre consulta pública do currículo do Ensino Médio

As contribuições podem ser enviadas de 31/8 a 4/10, por meio do site da Secretaria

 

Málcia Afonso, Ascom/SEEDF

 

 

Estudantes, professores, diretores, pesquisadores, instituições de educação superior e todos os demais interessados podem opinar sobre o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. O documento foi colocado em Consulta Pública nesta segunda-feira, 31/8, às 10h. As contribuições podem ser enviadas até 4/10, exclusivamente por meio dos formulários que estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação.

 

O lançamento da proposta foi transmitido em live, das 10h às 10h30, no canal da SEEDF no YouTube. “O documento que vai para consulta pública teve a importante colaboração de diversos setores da sociedade civil, sobretudo, representantes da Universidade de Brasília, de instituições de ensino superior da rede privada, do Instituto Federal de Brasília, de estudantes, de professores e de gestores”, afirma o secretário de Educação, Leandro Cruz.

 

“Queremos, com esta ação, fortalecer os princípios da gestão democrática e o espírito colaborativo que rege a Educação no Distrito Federal”, destaca o secretário, que fará a mensagem de abertura.

 

Também participaram o subsecretário de Educação Básica da SEEDF, Tiago Cortinaz, e o diretor do Ensino Médio, Fernando Wirthmann Ferreira, que apresentaram as linhas gerais da proposta; e o presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), Marco Antônio Del’Isola, que falou sobre a validação do currículo.

 

O Ensino Médio no DF conta com 81.688 estudantes matriculados em 91 escolas que ofertam esta etapa da Educação Básica. O objetivo do novo currículo é dar sentido prático à etapa de ensino, até então vista pela maioria dos estudantes apenas como uma fase protocolar para ingressar no ensino superior.

 

A organização inovadora leva à reflexão e a fazer com que os estudantes não apenas assimilem conteúdos, mas que apliquem os conhecimentos em suas vidas. Pela proposta, cada um pode aprofundar estes conhecimentos de acordo com suas áreas de interesse e, ainda, optar por uma formação profissional.

 

A primeira consulta pública do currículo do Ensino Médio aconteceu entre outubro e novembro de 2019. A versão consolidada será enviada para validação do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), em novembro de 2020, e, posteriormente, será possível a implementação em mais escolas da rede pública de ensino.

 

O que muda

 

O modelo traz uma série de inovações, principalmente a distribuição da carga horária total do Ensino Médio. Das 3 mil horas, 1,8 mil serão destinadas à Formação Geral Básica (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e 1,2 mil para os Itinerários Formativos, escolhidos pelo próprio estudante, de acordo com a oferta, das suas necessidades e aspirações. Além disto, a organização passa a ser semestral e a carga horária registrada pelo sistema de créditos.

 

A BNCC divide os objetivos de aprendizagem por áreas do conhecimento, para fomentar a interdisciplinaridade: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Espanhola). Especificamente no Distrito Federal, além do inglês, a Língua Espanhola também é obrigatória. A intenção é que o estudante faça as correlações entre os conteúdos e desses com a vida prática.

 

Os Itinerários Formativos são compostos pelas quatro áreas de conhecimento e pela Educação Profissional Técnica (EPT). Servem para o aprofundamento das aprendizagens, conforme a oferta, os interesses e as necessidades de cada estudante. Dentre os itinerários das áreas do conhecimento a proposta permite que os estudantes tenham a possibilidade de optar por mais de uma área. Além disto, cada itinerário é ancorado em um dos quatro eixos estruturantes: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; e empreendedorismo.

 

Escolas-piloto

 

No Distrito Federal, são 12 escolas-piloto, contemplando 5.840 estudantes, que estão aplicando a proposta inicial do novo currículo. Destas, cinco já fizeram a implementação completa: CED 03 do Guará; CEM 804 do Recanto das Emas; CEM 03 de Taguatinga; CED 04 de Sobradinho e CEMI – Gama.

 

As outras sete escolas-piloto, com o total de 3.958 estudantes, estão em fase de adaptação. São elas: CED 123 de Samambaia; CEM 3 do Gama; CEM 12 de Ceilândia; CEM 304 de Samambaia; CEM 404 de Santa Maria; CED São Francisco e CEM 01 de Sobradinho.

 

Ao todo, as escolas-piloto oferecem 150 unidades curriculares eletivas orientadas (unidades curriculares a escolha do estudante, que fazem parte dos itinerários formativos), tais como: Educação Financeira; Educação Patrimonial; Eletrotécnica; Energia e Movimento; Iniciação Científica em Ciências da Natureza; Iniciação Científica em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Iniciação Científica em Informática; Diversidade e Cidadania; A Fotografia na Construção do Olhar; Aprofundamento em Inglês; Estudo da Astronomia; Flora e Fauna do Cerrado; Curso sobre sexualidade e reprodução; entre outras.

 

Ofertam ainda a Educação Profissional e Técnica. Parte dos cursos é realizada em parceria com o Sistema S (Senai e o Senac): técnico em administração, técnico em informática, assistente administrativo e técnico em manutenção automotiva. No Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (Cepag), que pertence à rede pública, é ofertado o curso de computação gráfica.

 

Fóruns virtuais

 

O Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio será apresentado de forma detalhada na quarta-feira, 2/9, no canal da SEEDF no YouTube. A transmissão é aberta a todos os interessados. Serão dois horários, com o mesmo conteúdo: das 10h às 12h e das 15h às 17h.

 

Em setembro, ocorrerão fóruns virtuais de discussão, para cada área do conhecimento, exclusivos para professores, gestores, coordenadores da rede pública e o grupo de leitores críticos das instituições convidados a apreciar a nova proposta e contribuir na consolidação da versão final.

 

Histórico

 

O Novo Ensino Médio está previsto na Lei Federal nº 13.415/2017. Os principais normativos relacionados às mudanças são as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos.

 

A implementação acontece de forma gradativa, passando por consultas à comunidade escolar e à sociedade em cada fase, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

Ao longo de 2018, a SEEDF promoveu uma série de fóruns de discussão sobre a reformulação do ensino médio nas 14 Regionais de Ensino com a participação de professores e estudantes. Esses encontros ajudaram a construir a primeira proposta de currículo.

 

A partir de então, o documento foi aprimorado. A primeira consulta pública aconteceu entre outubro e novembro de 2019 e agora foi aberta a segunda.

 

Em novembro de 2020, a versão consolidada será enviada para validação do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF). Após a anuência do CEDF, a previsão é implementar o Novo Ensino Médio em mais 12 Unidades Escolares em 2021 e para todas as demais em 2022.

 

Acesse a página do Ensino Médio e o link para a Consulta Pública.

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