Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/04/24 às 16h56 - Atualizado em 29/04/24 às 12h10

Secretaria de Educação anuncia pagamento do primeiro lote de exercícios findos

Benefício começou a ser pago nesta quarta (10) para servidores ativos, aposentados e professores substitutos

Redação, Ascom/SEEDF

 

Em um movimento que marca um novo capítulo na valorização dos profissionais da educação do Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) anuncia nesta quarta-feira (10) a liberação do primeiro lote de pagamentos das Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), conhecidos como exercícios findos. Essa iniciativa não só encerra uma longa espera por acerto financeiro, mas também reafirma o compromisso do Estado com a educação de qualidade e com seus servidores.

 

Com o primeiro lote, foi possível beneficiar quase 5 mil pessoas, representando o valor bruto de R$47.388.004,50. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, comemora a conquista dos profissionais da educação.

 

Hoje é um dia de celebração para nós. A liberação desses pagamentos simboliza muito mais do que uma vitória administrativa; é a materialização da nossa política séria de Estado, que coloca no centro de suas prioridades a valorização do profissional da educação. Isso só foi possível graças ao governador Ibaneis Rocha, um gestor sempre sensível aos anseios dos servidores da SEEDF“, afirma.

 

Adesão

 

A adesão dos servidores à programação e liberação dos próximos lotes de pagamento das Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) é peça-chave para a continuidade desse processo essencial. Até o momento, menos de 10% dos cerca de 25 mil profissionais da educação demonstraram envolvimento, um número que levanta preocupações.

 

Para ver se está dentro da lista de contemplados o interessado deverá acessar o link abaixo para consulta.

 

Consulte aqui se é um dos contemplados

 

Para dar andamento às próximas fases de pagamento, é preciso que os servidores preencham completamente a “Declaração de Inexistência ou de Desistência de Ação Judicial”, disponível no Portal do Servidor com o número do processo 00080-00112968/2020-41. Sem esse passo não há avanço na liberação dos recursos importante para ampliar o alcance dos benefícios.

 

Valorização

 

Ana Paula Aguiar, a subsecretária de Gestão de Pessoas da SEEDF, reflete sobre o marco alcançado com a liberação do primeiro lote dos pagamentos das Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), reconhecendo a importância das negociações construtivas para o resultado positivo. “Alcançar esta meta prioritária foi o resultado de um processo de diálogo, muito estudo de viabilidade e trabalho do governo. Este pagamento não apenas simboliza um reconhecimento dos servidores da educação, mas também um passo importante em nossa busca contínua por valorização e respeito“, ressalta.

 

Com base em um meticuloso levantamento de dados e em procedimentos cuidadosamente elaborados, a SEEDF garante que os pagamentos sejam feitos de maneira eficiente e justa, respeitando o esforço e a dedicação de cada um.

 

A SEEDF reitera seu compromisso com a continuidade desses esforços, garantindo que as políticas de valorização dos profissionais da educação sejam sustentadas e expandidas, sempre com o objetivo de promover uma educação de qualidade e acessível a todos.

Governo do Distrito Federal