8/04/24 às 14h56 - Atualizado em 9/04/24 às 13h04

Secretária de Educação do DF participa da abertura estadual do Desafio Liga Jovem

Competição é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

A superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha (esquerda), e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participaram da abertura estadual da competição | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

Vai começar a segunda edição de uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo tecnológico do Brasil: o Desafio Liga Jovem. A competição é uma iniciativa em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Sebrae-DF e o Instituto Ideias de Futuro. O evento de ativação estadual da 2ª edição da competição ocorreu nesta segunda-feira (8), com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, gestores e coordenadores regionais de ensino e alunos de escolas públicas.

O Desafio Liga Jovem é uma competição voltada para jovens do ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante interessados em desenvolver competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 de 7 de junho de 2024 neste link.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância das parcerias como incentivo aos estudantes no acesso ao empreendedorismo tecnológico. “Precisamos de parcerias e o Sebrae tem sido o nosso principal parceiro na área da inovação e tecnologia. Na última semana, estive na Escola Técnica de Santa Maria com o presidente nacional do Sebrae, doutor Décio Lima, onde foi inspirador ver aqueles jovens empenhados nos projetos tecnológicos“, celebrou.

A estudante do Colégio Cívico-Militar Centro Educacional (CCM/CED) 308 do Recanto das Emas, Aline Soares Santana, de 17 anos, já está familiarizada quando o assunto é empreendedorismo. “Conheci o Sebrae na escola através do projeto Jovens Empreendedores, onde abrimos uma empresa e vendemos saladas de frutas e sanduíches naturais na hora do intervalo. Aprendemos na prática sobre controle de estoque, caixa e atendimento ao cliente, tudo com a mentoria do Sebrae-DF. Foi muito legal”, relembrou.

A estudante Aline Soares (direita) está animada para participar pela primeira vez do Desafio Liga Jovem | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.

A aluna está ansiosa em participar pela primeira vez do Desafio Liga Jovem. “Estou ansiosa porque o projeto na escola me deu bastante conhecimento sobre o empreendedorismo, e quero aprimorar ainda mais o que aprendi para crescer profissionalmente”, completou.

O Desafio

Na primeira edição, o Desafio Liga Jovem contou com a participação de 1.239 equipes e mais de 5 mil estudantes, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Este ano, o escopo foi ampliado, incorporando alunos do nível superior e dos cursos profissionalizantes, para engajar um número ainda maior de jovens na iniciativa.

O Sebrae-DF acredita muito que é dessa forma que nós vamos ter um empreendedorismo melhor e um desenvolvimento econômico maior do Distrito Federal. Estamos focados nessa juventude e transmitindo para eles os princípios básicos do empreendedorismo e da educação empreendedora. É uma alegria estar aqui neste momento e temos a certeza de que vamos levar este prêmio de campeão do Brasil”, declarou a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha.

Ao longo do ano, serão realizadas atividades presenciais e online, incluindo palestras, oficinas e sessões de mentoria, todas focadas em temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. O objetivo é capacitar os participantes para a criação de soluções para desafios enfrentados pelas escolas e comunidades, utilizando ferramentas tecnológicas como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais e outras plataformas.

Ao final do programa, os participantes receberão um certificado de conclusão, enquanto os grupos vencedores serão premiados com smartphones, notebooks e vouchers de compra. Além disso, os primeiros colocados terão a oportunidade de participar de missões técnicas nacionais e internacionais, com a etapa final prevista para o final deste ano e a missão internacional programada para o primeiro semestre de 2025.